Skip to main content

Os auditores fiscais agropecuários, que desde o final do mês passado realizam operação "padrão" para protestar pela reestruturação da carreira e pela realização de concursos públicos, esperam ser recebidos pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na próxima semana.

O objetivo do encontro seria negociar uma solução que possa encaminhar as reivindicações dos fiscais, cujo movimento tem tornado mais lentas as liberações de mercadorias agropecuárias na importação e exportação.

LEIA TAMBÉM: Servidores do Meio Ambiente vão discutir possível paralisação

 

Fiscalização agropecuária (Foto: Mapa/Divulgação)

 

"Estamos com expectativa positiva de que ela (ministra) nos receba na próxima semana", afirmou o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo de Macedo, à Reuters.

Segundo ele, o setor busca reestruturação de carreira, com implicações que vão além de questões salariais, e também deseja concursos públicos, uma vez que haveria um déficit de 1.600 fiscais agropecuários no país.

"O prazo de duração da mobilização é indeterminado. Estamos buscando interlocução com o Ministério da Agricultura", acrescentou o sindicalista.

"Ainda não tivemos conversas (com o ministério), temos expectativa de sermos recebidos pela ministra, quando ela voltar do período de recesso", disse.

saiba mais

Operação 'padrão' de fiscais atrapalha desembarque de trigo em Santos, diz Abitrigo

 

Procurado mais cedo, o ministério disse que está monitorando o tema e avaliando eventuais impactos, e que, caso necessário, adotará medidas para garantir "a normalidade de serviços afetados".

O presidente do Anffa Sindical evitou falar sobre os impactos da operação "padrão" para as exportações e importações agropecuárias do Brasil.

Mas ele disse que os produtos que não estão entre as prioridades podem ter "algum tipo de alongamento" na fiscalização.

A categoria definiu como prioritárias atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas vivas, a fiscalização de bagagens de passageiros e de animais de estimação.

A operação "padrão" também não atinge a fiscalização de produtos perecíveis e o diagnóstico de doenças e pragas, evitando comprometer programas de erradicação e controle de doenças.

saiba mais

Auditores alertam para “colapso iminente” na vigilância agropecuária

 

Macedo disse ainda que é difícil mensurar os impactos do movimento dos fiscais, porque simultaneamente funcionários da Receita Federal também realizam um protesto.

A movimentação das categorias tem como pano de fundo a decisão do presidente Jair Bolsonaro de incluir na peça orçamentária do próximo ano reajuste apenas para os policiais da esfera federal, PRF e PF.
Source: Rural

Leave a Reply