Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

•  Búfalas de Brotas

Laudo da perícia feita pela Polícia Civil constatou que as búfalas da fazenda Água Sumida morreram de inanição. De acordo com o documento, as fêmeas foram submetidas a inseminação artificial mesmo apresentando sinais de desnutrição e condição corporal considerada caquética e, portanto, sem condições de parir. A fazenda também tinha um "cemitério clandestino". 

Hoje sob tutela da ONG Amor e Respeito Animal, búfalas sobreviventes recebem tratamento veterinário para se recuperar dos maus tratos (Foto: Divulgação/Catharina Bastos)

 

• Gado levado pela chuva

Moradores de Esperantina, zona rural do Tocantins, registraram um momento em que vários animais foram levados pela enchente causada por fortes chuvas. No vídeo, é possível ver o gado cercado pela água sem conseguir fugir, e depois sendo arrastado nas laterais dos barcos pelos moradores. Segundo moradores locais, cerca de 300 cabeças de gado foram resgatados e deslocadas para áreas mais elevadas.

Gado levado pela enchente no norte do Tocantins (Foto: Reprodução/G1)

 

 

• Terra pública mais barata

Terra pública, mas que pode ser comprada a um preço menor que o praticado no mercado em plena Amazônia paraense. De acordo com alerta do Imazon, um decreto publicado em 2021 reduziu o valor da terra pública no Pará em 68%. O preço médio era de R$ 137 por hectare e passou para R$ 44. Se por um lado o decreto cita a venda das áreas como alternativa à regularização fundiária, por outro abre-se margem para privatizar algo que deveria ser de todos. O Pará foi o Estado responsável por 40% do desmatamento na Amazônia em 2021.
 

Vista aérea de um desmatamento na Amazônia para expansão pecuária, em Lábrea, Amazonas. (Foto: Victor Moriyama/Amazônia em Chamas)

 

 

 

 

 

 

• Paralisação

Servidores de carreira do Ministério do Meio Ambiente discutem uma possível paralisação das atividades, após o presidente Jair Bolsonaro anunciar reajuste salarial apenas para policiais e militares. Profissionais do Ibama, ICMBio e Serviço Florestal Brasileiro fazem parte da categoria que ameaça greve, mediante também ao atraso nos salários do mês de janeiro.
 

Servidores do Ibama, ICMBio e Serviço Florestal se reúnem nesta quinta para discutir possível paralisação (Foto: Vinícius Mendonça/Ibama)

 

 

• Baunilha brasileira

A baunilha do Brasil pode se tornar peça-chave do mercado mundial. Sem produção expressiva, mas rico em espécies nativas, o país tem patrimônio genético capaz de ajudar no desenvolvimento de variedades mais resistentes a doenças graças às propriedades dessas espécies. A produção no país é pequena, mas há pelo menos quatro variedades com potencial genético e econômico, entre elas a Vanilla baiana.

Vanilla canyculata Schltr. Espécie foi encontrada pela primeira vez em outubro do ano passado em em Caetité, na Bahia (Foto: Divulgação/INB)

 

 

 

 

• Municípios mais ricos

Foi divulgada a lista dos 100 municípios mais ricos do agronegócio no Brasil. O ranking foi feito com base nos dados da Produção Agrícola Municipal referente a 2020, além do valor da produção das lavouras e o PIB de cada um em 2019. A maior parte dos municípios mais ricos está em Mato Grosso, com 35 da lista. Os três primeiros colocados foram: Sorriso (MT), São Desidério (BA) e Sapezal (MT).
 

Aplicação de agroquímicos em lavoura de soja em Primavera do Leste (MT) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

 

 

 

•  Comida mais cara

Frutas e legumes e outros alimentos frescos ficaram 3,56% mais caros em 2021. É o que aponta o  Índice da Ceagesp, que monitorou o preço de mais de 150 produtos. O clima desfavorável no campo e efeitos da pandemia influenciaram os valores praticados no ano. Entre os alimentos com maiores altas nos preços estão: vagem (100,21%), salsão (50,24%) e corvina (10,24%).

Verduras e legumes à venda em feira (Foto: iStock)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply