Skip to main content

Nos próximos dias, algumas áreas de instabilidade localizadas sobre o Paraná devem perder força e a tendência é que a próxima semana seja marcada por chuva apenas sobre as áreas produtoras de Santa Catarina e Paraná. Dificilmente, as chuvas cairão sobre as áreas do Rio Grande do Sul, onde a segunda semana do ano será marcada pelo tempo seco e, possivelmente, trará mais prejuízos e reduções nos potenciais produtivos nas lavouras de soja e principalmente de milho.

Estiagem segue castigando região Sul do país, que mesmo com chuvas nos últimos dias, mantém tendência de alta nas perdas (Foto: RBS TV/Reprodução)

 

"Essas chuvas previstas deverão ser irregulares e de baixa intensidade. Só há previsão do retorno das chuvas sobre o Sul de forma generalizada na terceira semana de janeiro. Até lá, o tempo segue seco no estado gaúcho, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Chuvas extremamente volumosas e tempestades estão previstas para as áreas produtoras do norte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. "Há possibilidades de transtornos tanto na zona rural quanto nas cidades, principalmente no domingo (09/01)", alerta o agrometeorologista. A tendência é que os tratos culturais e a colheita siga sendo atrapalhada pelas fortes precipitações.

O boletim agroclimático aponta que dificilmente haverá períodos longos de abertura de sol no Centro-Oeste, o que possibilitaria o avanço da colheita de soja e plantio das lavouras de segunda safra. Na região, a chuva deve continuar constante e volumosa pelos próximos 10 dias.

saiba mais

Seca atrasa conclusão do plantio de soja no Rio Grande do Sul

AgRural reduz safra de soja do Brasil em 7,8% e descarta recorde

 

Grande parte das regiões produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) devem ter manter a condição de chuvas constantes e intermitentes – que já ocorrem-, durante toda a próxima semana. "Essas precipitações deverão manter condições desfavoráveis a realização dos tratos culturais, assim como o plantio do algodão que está extremamente atrasado", afirma Santos. De acordo com a Rural Clima, há previsão de abertura de tempo na segunda quinzena de janeiro, porém intercalada com chuva.
Source: Rural

Leave a Reply