Skip to main content

A safra brasileira de soja 21/22 deve alcançar 141,5 milhões de toneladas, estimou nesta quarta-feira (05/01) a Refinitiv, com um recuo de 2% ante a projeção anterior, mas mantendo a expectativa de recorde para a produção, com o desempenho dos demais Estados compensando parte das perdas pela seca na região Sul.

Leia também: Exportação de soja do Brasil deve dar salto em janeiro, indica Anec

Grãos de soja em Primavera do Leste (MT). (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

Segundo o levantamento, uma parte importante do Brasil viu condições climáticas mais favoráveis ​​nas duas últimas semanas de dezembro, que ajudaram a repor reservas de umidade do solo em importantes produtores, como Mato Grosso.

"Grandes áreas produtoras no Centro-Oeste (por exemplo, Mato Grosso e Goiás) e no Nordeste (por exemplo, Bahia e Piauí) receberam de 50 a 150 milímetros de chuva acima da média", afirmou analista da Refinitiv Dong Soon Choi.

Por outro lado, a seca e o calor persistentes observados no início da temporada continuaram em muitas partes das regiões de produção do Sul, principalmente no Paraná, Rio Grande do Sul, e no Sudeste, como São Paulo.

"Os níveis de umidade do solo nessas regiões permanecem em patamar abaixo da média de cinco anos, apesar das recentes chuvas esparsas benéficas, especialmente perto do Sudeste."

saiba mais

Paraguai anuncia medidas de socorro à agricultura diante de perdas por seca

Estiagem causa perda de quase 60% no milho e 24% na soja no RS

 

A Refinitiv disse que esta é uma preocupação para o desenvolvimento contínuo da safra de soja, que está entrando em seu período de crescimento principal, pois combinadas as regiões com perdas podem responder por até 30% da produção total de soja do Brasil.

As temperaturas nessas regiões de cultivo do Sul também têm estado consistentemente acima do normal e devem ficar acima da média pelo menos até a próxima semana, aumentando as preocupações, projetou o analista.

Nesta quarta-feira, a federação das cooperativas do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) estimou perdas de 24% para a safra gaúcha de soja, em função da estiagem.

Na virada do ano, o Departamento de Economia Rural (Deral) realizou um levantamento emergencial de perdas pela seca, apontando uma redução de mais de 5 milhões de toneladas na projeção de safra de soja do Paraná, para 13,1 milhões de toneladas.

Em uma perspectiva mais pessimista, a consultoria StoneX deixou nesta semana de estimar recorde para a safra brasileira da oleaginosa, devido às perdas na região Sul.

Leia mais sobre Soja
Source: Rural

Leave a Reply