Skip to main content

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná terão chuvas irregulares nesta quarta-feira (5/1). Na quinta-feira (6/1), a tendência é que se intensifiquem, principalmente na faixa litorânea de Santa Catarina e do Paraná. "As chuvas de agora não revertem as perdas, que já estão enormes. Apenas estancam", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Volta da chuva não reverte perdas nas lavouras do Sul do Brasil (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A região Sudeste persiste com corredores de umidade que mantêm o tempo fechado, com chuvas a qualquer hora do dia e até em altos volumes. De acordo com a Rural Clima, essas precipitações intermitentes estão atrapalhando os tratos culturais e a colheita da soja em alguns pontos. "Há registros de perda no potencial produtivo da soja, porém não existe quebras de produtividade na região", diz Santos.

Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul seguem com perspectivas de muitas chuvas sobre as suas áreas produtoras. "Muito cuidado na hora de dessecar a soja, porque na próxima semana as chuvas devem ser ainda mais intensas", alerta o agrometeorologista.

saiba mais

Chuvas elevam nível de rios e provocam danos no Maranhão

O que está por trás das intensas chuvas na Bahia? Entenda o fenômeno ZCAS

 

Não deve ter quebras de produtividade no Centro-Oeste, mas sim perda no potencial produtivo, causado pelo excesso de chuvas e pela baixa luminosidade, consequentemente, baixa taxa de fotossíntese. "Muitas lavouras não vão atingir seu máximo potencial produtivo, mas vai se colher bem".

Os corredores de umidade voltados para o norte do Brasil seguem causando muitas chuvas sobre o norte do país, incluindo o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). "Isso tem atrapalhado muito o plantio do algodão e a tendência é de mais dias de tempo fechado, chuvas intermitentes e em altos volumes para os próximos dias", finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply