Skip to main content

O governo brasileiro avalia a possibilidade de intermediar com as instituições financeiras a prorrogação do pagamento das dívidas dos produtores de Estados da região Sul e de Mato Grosso do Sul afetados pela estiagem, de acordo com nota do Ministério da Agricultura publicada nesta terça-feira (04/01).

Leia também: Disparada em desmatamento no Cerrado alarma cientistas

Agricultor em plantação de soja no Brasil (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

Além disso, segundo o comunicado, o ministério estuda apoio de crédito adicional aos produtores dos municípios em que o estado de emergência foi decretado pelo governo federal.

O ministério informou ainda que o secretário-executivo da pasta, Marcos Montes, e o secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos, reuniram-se na segunda-feira com secretários de Agricultura dos Estados do Sul e de Mato Grosso do Sul, atingidos pela seca.

O Paraná fez um corte drástico nas projeções de safras de soja e milho, segundo informação do órgão estadual Departamento de Economia Rural (Deral), enquanto a consultoria privada StoneX indicou na véspera que já não vê mais uma safra recorde de soja no Brasil este ano, devido aos efeitos das intempéries.

saiba mais

Bolsonaro confirma salário mínimo de R$ 1.212 em 2022 e desoneração da folha

Lei que cria o Auxílio Brasil é publicada no Diário Oficial da União

 

Na nota, o ministério não deu mais detalhes sobre eventual ajuda aos produtores atingidos pela estiagem.

Conforme o comunicado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está fazendo levantamento sobre a intensidade e amplitude do impacto na produção agrícola, dimensionando as perdas.

Estão agendadas também reuniões virtuais da Secretaria de Política Agrícola com diversos órgãos e entidades representativas do agronegócio do Rio Grande do Sul e Paraná, segundo o ministério.

Leia mais sobre Política
Source: Rural

Leave a Reply