Skip to main content

Os Estados Unidos emitirão novas regras e US$ 1 bilhão em financiamento este ano para apoiar processadores e pecuaristas independentes como parte de um plano para lidar com a falta de "concorrência significativa" no setor de carnes, disse o presidente Joe Biden nesta segunda-feira.

Frigorífico nos Estados Unidos. Domínio de mercado das grandes empresas estao levando governo Biden a adotar medidas que promovam o aumento da concorrência (Foto: Divulgação)

 

A iniciativa surge em meio a preocupações crescentes de que um punhado de grandes empresas de carne bovina, suína e avícola têm muito controle sobre o mercado norte-americano de carne, permitindo-lhes ditar os preços de atacado e varejo para lucrar às custas de seus fornecedores e consumidores.

"Capitalismo sem competição não é capitalismo. É exploração", disse Biden. "Isso é o que estamos vendo nas indústrias de carnes e aves agora".

O Departamento de Agricultura (USDA, na sigla em inglês) vai gastar US$ 1 bilhão dos fundos do American Rescue Plan para expandir o setor independente de processamento de carnes, incluindo fundos para financiar subsídios, empréstimos garantidos e treinamento de trabalhadores, disse o secretário de Agricultura Tom Vilsack, que falava em um evento com Biden.

saiba mais

Casa Branca volta a criticar frigoríficos por preços altos

Frigoríficos sugerem transferir carga entre navios estrangeiros para contornar crise nos portos

 

Uma análise recente da Casa Branca descobriu que os quatro maiores frigoríficos controlam entre 55% e 85% do mercado nos setores de suínos, bovinos e frangos.

O procurador-geral Merrick Garland disse no evento que “muitos setores se tornaram muito consolidados ao longo do tempo” e que a divisão antitruste do Departamento de Justiça tem sido cronicamente subfinanciada.

“As práticas anticompetitivas na agricultura, como em qualquer indústria, prejudicam o povo americano – produtores, consumidores e trabalhadores – e prejudicam a economia americana”, disse Garland.
Source: Rural

Leave a Reply