Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

A tecnologia pode contribuir para garantir a sustentabilidade na produção agropecuária, algo essencial perante as mudanças climáticas. Mas o que parecia impossível há 10 anos, hoje começa a virar realidade. Graças à tecnologia blockchain, agora é possível avançar na rastreabilidade de toda a cadeia de fornecedores de bovinos, para garantir assim o cumprimento de critérios socioambientais em todos os seus elos.

“Atualmente, a JBS monitora 100% dos fornecedores diretos por meio de imagens de satélite e dados georreferenciados das fazendas. Dessa forma, a empresa verifica as práticas socioambientais adotadas por esses fornecedores. Agora, com a Plataforma Pecuária Transparente, estamos estendendo esse monitoramento aos fornecedores dos fornecedores”, informa Liège Correia, diretora de sustentabilidade da Friboi.

A executiva faz referência à ferramenta que entrou em operação neste ano. A Plataforma Pecuária Transparente utiliza a tecnologia blockchain para estender aos fornecedores dos fornecedores o controle que a JBS já desenvolvia perante seus parceiros diretos, com segurança de dados e respeito ao sigilo das informações sensíveis de cada produtor, que deve se cadastrar de forma voluntária no sistema.

Empresas credenciadas na plataforma, como a Agrotools, processam a análise de conformidade socioambiental com base nos mesmos critérios utilizados atualmente pela JBS, em acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF), para verificar a existência de: desmatamento, respeitando o Código Florestal Brasileiro, invasão de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental, trabalho análogo à escravidão e uso de áreas embargadas pelo Ibama. O resultado dessas análises é enviado diretamente ao fornecedor da JBS, que tem visibilidade da conformidade socioambiental de toda sua cadeia de fornecimento.

Assim, cada produtor tem acesso a um diagnóstico a respeito de seus próprios fornecedores, de forma a desenvolver planos para mitigar riscos e implementar ações para ajudar os produtores a regularizarem a situação, quando necessário. Se hoje a adesão é voluntária, até 2025 todos os fornecedores de bovinos da JBS deverão aderir à plataforma, que representa um avanço inédito no monitoramento socioambiental da cadeia bovina em todos os biomas brasileiros em que a empresa atua.

“O monitoramento de toda a cadeia de fornecimento de carne bovina é uma tarefa complexa, porém possível. Precisamos avançar sem deixar ninguém para trás”, declara Renato Costa, presidente da Friboi.

Um dos produtores rurais beneficiados pelos Escritórios Verdes JBS foi Amarildo Merotti, que atua em Cáceres, no Mato Grosso. Como sua propriedade registrou inconformidade, seu cadastro como fornecedor acabou bloqueado. Com isso, ele procurou um dos 15 Escritórios Verdes da JBS, uma consultoria ambiental gratuita aos pecuaristas de todo o Brasil que precisam regularizar eventuais passivos socioambientais. O serviço permite a reinserção desses produtores na cadeia de fornecimento de carne bovina. “Em poucos dias, nós conseguimos regularizar o cadastro da propriedade”, comenta.

“É muito gratificante atuar com produção sustentável de alimentos, além de engajar produtores e disponibilizar todo o apoio necessário para a regularização ambiental de suas propriedades”, reforça a zootecnista Thaís Andrade Almeida, analista de sustentabilidade da JBS, responsável pelo Escritório Verde de Pontes e Lacerda (MT).

“A ideia é trabalhar junto com o pecuarista para que ele possa ser incluído no sistema”, assegura Fabio Dias, diretor de Relacionamento com Pecuaristas da Friboi. A lógica por trás dos Escritórios Verdes é a de que a melhor forma de garantir a sustentabilidade da cadeia bovina é trazer todos os produtores para a legalidade, ao invés de apenas bloquear quem apresenta algum problema.

As ações fazem parte do compromisso da JBS, líder global no setor de proteína e segunda maior empresa de alimentos do mundo, de se tornar Net Zero até 2040. A empresa vai zerar o balanço líquido de suas emissões de gases de efeito estufa. Assim, atua para responder ao desafio de alimentar o planeta com o que há de melhor e de maneira cada vez mais sustentável.

Saiba mais em https://www.pecuariatransparente.org.br/ e https://jbs360.com.br/escritorios-verdes/.

(Foto: Divulgação)

 

Redução de metano
JBS firma parceria para utilizar suplemento com impacto ambiental positivo

Basta uma colher de chá por dia, por cada cabeça de gado, para combater o aquecimento global de forma muito eficiente, reduzindo em até 90% as emissões entéricas de metano. Essa é a receita do Bovaer®, um suplemento nutricional capaz de melhorar consideravelmente a pegada de gases de efeito estufa na cadeia bovina.

Desenvolvido pela companhia holandesa Royal DSM, o produto será utilizado em larga escala em parceria com a JBS – é mais uma ação da empresa pa ra contribuir com a redução de suas emissões. Inicialmente, o suplemento será fornecido para bovinos
confinados no Brasil.

O acordo entre as empresas foi anunciado durante a COP26, onde também foi firmado um compromisso global entre 97 países, incluindo o Brasil, para cortar em 30% as emissões de metano até 2030, em relação aos níveis de 2020.
Source: Rural

Leave a Reply