Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

 

Força-tarefa para evitar Peste Suína Africana

 

O aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país, já registrou a apreensão de 7,5 toneladas de produtos com risco de transmissão da Peste Suína Africana. O resultado é fruto de uma força-tarefa que começou em agosto deste ano, quando o primeiro foco da doença foi identificado no continente americano. Embora a Peste Suína Africana tenha o potencial de dizimar rebanhos suínos, é inofensiva para o ser-humano. O prejuízo econômico de um possível foco da doença, contudo, seria desastroso para o setor e para a economia do Brasil, quarto maior produtor e exportador mundial de carne suína.
 

República Dominica precisou sacrificar milhares de animais após detectar foco de Peste Suína Africana (Foto: Reuters/Ricardo Rojas)

 

Morte do cantor Maurílio

Morreu na tarde desta quarta-feira (29/12) o cantor Maurílio, da dupla com Luiza, aos 28 anos. O sertanejo estava internado desde o dia 15 de dezembro, com diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. Ao longo das duas últimas semanas, o quadro do cantor apresentou melhoras. Nas últimas 12 horas, no entanto, Maurílio teve uma piora, foi diagnosticado com choque séptico, falecendo às 16h30 de hoje.

Maurílio durante apresentação em Goiás (Foto: Reprodução/Instagram)

 

 

Chuvas em Goiás e auxílio para a Bahia

Cerca de 400 famílias foram afetadas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias no município de Cavalcante, em Goiás. As chuvas provocaram alagamento e destruíram pontes, deixando muitos desabrigados e isolados. Uma operação de ajuda foi montada  para distribuição de cestas e cobertores. Já a Bahia, também castigada por temporais, teve vacinas e medicamentos destruídos em diversos municípios. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (29/12) que a pasta vai enviar medicamentos e imunizantes para a região.
 

chuva no campo (Foto: Getty Images)

 

Maior safra da história

Produtores de soja em Mato Grosso começaram a colher os primeiros campos do Estado nesta semana. Estima-se que o estado deverá colher um recorde de 38,14 milhões de toneladas, alta de 5,8% na comparação anual. Com isso, a região responderá por mais de um quarto da safra do Brasil, maior produtor e exportador global. A despeito do fenômeno La Niña que provoca perdas no Sul, o país também caminha para produzir um recorde: mais de 140 milhões de toneladas na safra 2021/22,

Trabalhador inspeciona grãos de soja em fazenda de Campos Lindos, Tocantins (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

 

Diesel tem alta de 46% no ano

O preço médio do diesel nos postos de combustíveis do Brasil ficou praticamente estável em dezembro na comparação mensal, mas terminou o ano com acréscimo de 46,1%. O Brasil enfrentou durante o ano uma escalada dos preços dos combustíveis, com sucessivos reajustes nas refinarias pela Petrobras como reflexo da alta do petróleo no mercado internacional e do câmbio. Em dezembro, valor médio do litro do diesel nos postos atingiu 5,612 reais. Em igual mês do ano passado, o valor era de 3,841 reais por litro.

Biodiesel (Foto: Eduardo Otubo/CCommons)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply