Skip to main content

Após um longo período sem chuvas, a Bahia tem sofrido com enchentes intermitentes há semanas, que se agravaram no dia de Natal, quando duas represas da região se romperam. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o responsável por esse evento é uma potencialização atípica dos efeitos da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Leia também: Governo libera R$ 200 mi para rodovias destruídas por chuvas na Bahia

Neste ano, as instabilidades geradas pelas mudanças climáticas e o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña fortificaram a ação concentrada da ZCAS no meio de seu trajeto da região amazônica para o sul do Atlântico. Muitas cidades foram completamente alagadas, forçando pessoas para fora de suas casas e tantos outros municípios estão em estado de alerta (Foto: Reuters/Leonardo Benassatto)

 

A ZCAS é um sistema meteorológico natural, em que se forma um corredor de umidade unindo o Norte ao Sudeste do Brasil, em direção ao Oceano Atlântico Sul. Na ocorrência do evento, as nuvens carregadas de água ficam concentradas em uma única região e, sem conseguir seguir o seu trajeto, chocam-se com frentes frias, causando nebulosidade, umidade e fortes chuvas.

A sua formação é esperada nesta época do ano e ela desenvolve um importante papel ambiental na reposição da água em regiões suscetíveis às secas, sobretudo no Nordeste. Este ano, porém, influenciada pelos efeitos da La Niña (que resfria as temperaturas na América Latina) e do aquecimento global, o fenômeno foi mais intenso do que esperado.

Nos mapa é possível observar a Zona de Convergência do Atlântico Sul (linhas verdes) (Foto: Divulgação/Inpe)

 

Normalmente, a ZCAS causa de três a quatro dias de precipitação intensa; em 2021, as chuvas já duram semanas. Entre o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, já são mais de 70 cidades afetadas, 20 mortos e 30 mil desabrigados.

Segundo o Inmet, a quantidade de chuva registrada já é o dobro da climatologia histórica na região. Para efeitos de comparação, a cidade de Ilhéus (BA), uma das mais afetadas pelo fenômeno, registrou, no sábado (25/12), 136mm, um valor maior do que o acumulado durante todo o mês de dezembro de 2020 (118mm).

saiba mais

Previsão do tempo: terça-feira será de chuva em quase todo o Brasil

Número de mortos sobe para 20 no "maior desastre" da história da Bahia

 

 

 

Na previsão do tempo, ainda esperam-se mais chuvas na região afetada pela ZCAS até quarta-feira (29). A partir dessa data, os meteorologistas apontam que as nuvens vão se movimentar em direção ao Atlântico, levando as tempestades para as regiões Sul e Sudeste.

Leia mais sobre Tempo
Source: Rural

Leave a Reply