Skip to main content

O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória, nesta terça-feira (28/12), que abre um crédito extraordinário de 200 milhões de reais para o Ministério da Infraestrutura usar na recuperação de rodovias danificadas por fortes chuvas na Bahia e em outros Estados.

"Determinei edição de MP de Crédito Extraordinário, no valor de R$200 milhões, a fim de viabilizar, no DNIT, a reconstrução de infraestruturas rodoviárias danificadas pelas chuvas nos Estados da Bahia (mais afetado), Amazonas, Minas Gerais, Pará e São Paulo", disse o presidente Jair Bolsonaro em postagem no Twitter.

Leia também: Previsão do tempo: terça-feira será de chuva em quase todo o Brasil

Danos à população rural inclui morte de animais e perda de lavouras após chuvas no sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais (Foto: Isac Nóbrega/Agência Brasil)

 

 

As chuvas na Bahia já causaram 20 mortes e forçaram milhares de pessoas a saírem das suas casas nos últimos dias. No final de semana, duas barragens romperam no Estado, alagando bairros inteiros em algumas cidades e provocando destruição.

Em entrevista à CNN Brasil, o governador da Bahia, Rui Costa, disse que há cerca de 50 mil desalojados e que no momento se está fazendo um cadastro nominal das famílias cujas casas caíram ou terão de ser demolidas. Segundo ele, serão necessárias 5 mil novas casas, num orçamento de quase 400 milhões de reais.

saiba mais

Número de mortos sobe para 20 no "maior desastre" da história da Bahia

Rompimento de barragem força retirada de moradores e coloca Bahia em alerta

 

"O estrago é gigantesco, parece um verdadeiro bombardeio que foi feito no Estado da Bahia", disse.

Os ministros da Cidadania, João Roma, do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e outras autoridades federais sobrevoaram municípios baianos atingidos e devem anunciar mais medidas do governo federal para enfrentar o desastre.

Bolsonaro optou por viajar para Santa Catarina a fim de passar o Réveillon.
Source: Rural

Leave a Reply