Skip to main content

A produção brasileira de maçãs chegou a 1,276 milhão de toneladas na safra 2020/2021, de acordo com Associação Brasileira que reúne os produtores da fruta (ABPM). O número considera apenas a colheita nos estados do Sul do país, mas é superior ao da safra 2019/2020 (938,665 mil toneladas) e é a maior desde a safra 2016/2017, que foi de 1,337 milhão de toneladas, segundo a entidade.

Mação produzida em Santa Catarina. Estado lidera a produção nacional e tem Indicação Geográfica reconhecida (Foto: Nilson Teixeira/Epagri/Divulgação)

 

O Brasil é, atualmente, um dos dez maiores produtores de maçã do mundo. Com um rendimento médio de 50 toneladas por hectare, o pais responde por apenas 1,5% da produção mundial, amplamente liderada pela China, que detém 52% do volume produzido da fruta. A trajetória da cultura no território brasileiro é de longa data. Remete a séculos atrás. Mas a produção comercial é relativamente recente, conta o francês Pierre Nicolas Perès, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã.

A fruta chegou ao Brasil, país de clima tropical, junto com os colonizadores europeus, mas ficou restrita a pomares domésticos até a década de 60. Segundo Perès, o cultivo comercial da maçã teve início depois que empresários franco-argelinos do grupo Evrard-Mahler vieram para o país com o objetivo de estabelecer a fruticultura no sul do país. O sogro dele, o engenheiro agrônomo francês Roger Biau, foi contratado pelos empresários para testar a adaptação da maçã ao clima e solo de Fraiburgo, em Santa Catarina.

“Naquele tempo, as maçãs representavam um dos maiores gastos do Brasil com importação e em 12 anos de pesquisa meu sogro identificou que as variedades gala e fuji se adaptaram bem na região fria de Fraiburgo, que é considerada hoje o berço da maçã brasileira, além de ter seu gosto muito apreciado pelos consumidores”, diz ele.

Segundo Pierre, o mercado se inverteu rapidamente, em uma década o Brasil passou a produzir mais maçã do que importava e nos anos 80 começou a exportar para vários países. Entusiasmado com a cultura, o agrônomo Biau se tornou produtor em 1982 e quatro anos depois abriu a empresa de exportação Pomagri que hoje é administrada pelo genro e sócio.

saiba mais

Maçã fuji de Santa Catarina recebe Indicação Geográfica

Falta de contêineres impede recorde de exportação de maçã

 

Publicações da Embrapa, datadas de 2004, relatam como a evolução da produção brasileira de maçã reduziu a dependência do produto importado. Uma nota técnica da época indica que até a década de 1970, o Brasil importava quase tudo o que consumia da fruta. Já em 2003, por exemplo, a maçã importada respondeu por apenas 5% da oferta no mercado interno.

"(O Brasil) portanto, passou de um país tradicional importador de maçã para exportador. A maçã brasileira, por ser uma fruta de sabor diferenciado daquela importada, mudou os hábitos do consumidor brasileiro, resultando no aumento do consumo", diz a nota da Embrapa.

Ainda na década de 1990, foi implantado o programa de Produção Integrada de Maçã. Publicação da Embrapa datada de 2017 Os primeiros anos foram de identificação das práticas a serem adotadas e definição das normas a serem colocadas em prática, até a primeira certificação e implantação da iniciativa em âmbito comercial, o que foi feito a partir de 2003.

"O impacto da adoção da PIM foi muito positivo, pois estabeleceu novos paradigmas de sustentabilidade da cadeia produtiva, organização da informação, integração pesquisa-produtor e interação entre pesquisadores", ressalta a publicação.

A produção nacional é concentrada no sul do país, principalmente em Santa Catarina. De acordo com os dados da ABPM, os pomares do estado renderam 617,479 mil toneladas na safra 2020/2021. Depois, aparecem Rio Grande do Sul, com 630 mil toneladas e o Paraná, com quase 30 mil. A área plantada total do Brasil é de 32,405 mil hectares, sendo 15,19 mil em Santa Catarina, 15,88 mil no Rio Grande do Sul e mil hectares no Paraná. Em outros estados, a ABPM contabiliza o plantio de apenas 310 hectares de pomares de maçã.

As principais variedades de maçã produzidas no Brasil são fuji e gala. Mais recentemente, a fuji produzida em Santa Catarina conquistou o certificado de Indicação Geográfica (IG). A IG indica que a maçã é produzida de uma forma particular e abrange uma área de 4.928 km² na região de São Joaquim, que inclui os municípios de Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.
Source: Rural

Leave a Reply