Skip to main content

Sustentabilidade, o futuro da agricultura, logística e a participação da mulher no agronegócio e a vulnerabilidade social trazida pelka estiveram entre os principais assuntos discutidos nos episódios do podcast Palavra do Campo. Os episódios contaram com a presença de diversos convidados e especialistas em assuntos do Agro. Na retrospectiva de 2021, reunimos algumas dessas conversas. E, se quiser ouvir todos os podcasts, acesse este link:

Retrospectiva 2021: Podcasts (Foto: Redação Globo Rural )

 

 

O podcast Palavra do Campo começou o ano de 2021 falando sobre o novo momento dos defensivos químicos no país e a evolução do uso dos sintéticos e biológicos no decorrer da História. Entre os convidados estão: Paulo Roberto Bufon, produtor de soja e milho no sudoeste de Goiás, Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente e José Otávio Menten, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo.

Relembre:

Agro menos tóxico: o novo episódio do podcast Palavra do Campo

Com a vulnerabilidade social do Brasil mais evidente, em tempos de pandemia de Covid-19, e a fome aumentando nas áreas urbanas e rurais, o Podcast Palavra do Campo conversou com o médico Drauzio Varella. Conhecedor do Brasil rural, o especialista em saúde pública falou sobre a infraestrutura de atendimento e a vulnerabilidade de populações mais afastadas.

Relembre

Drauzio Varella fala sobre fome e Covid-19 no podcast Palavra do Campo

 

 

Trazendo informação, este episódio explicou a temática do momento: o financiamento do agro. Em meio à escassez de crédito oficial, novas formas de financiamento do setor ganharam força, com aumento da participação do setor privado. E a sustentabilidade vem se tornando critério cada vez mais relevante. O que são os títulos verdes, Certificados de Recebíveis do Agronegócio, a sigla ESG e o que significam para o dia a dia do produtor?

Relembre:

Podcast Palavra do Campo explica o que são finanças verdes

As mudanças no mercado de trabalho no agronegócio, com o surgimento de novas áreas de atuação, especialmente na parte tecnológica, também estiveram em discussão no podcast Palavra do Campo neste ano. Mudanças provenientes da modernização no setor já sinalizam num horizonte, nem tão longe assim, a marcação do gado por chip, planilhas com os pesos dos lotes em tempo real na nuvem e até reconhecimento facial do animal.

Relembre

Podcast Palavra do Campo discute as novas formas de trabalho no agronegócio

 

O aumento de área para plantio de commodities, pastagens degradadas e uso exacerbado da água fazem do agro o vilão da redução de disponibilidade hídrica no Brasil. A repórter Mariana Grilli conversa com Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas e também conta com trecho de Paulo Artaxo, membro da equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Relembre:

Podcast: Impactos do agro na redução de água no Brasil

Qual o futuro das carnes? A resposta passa pela chamada carne cultivada, como é conhecida a carne produzida inteiramente em laboratório. Grandes empresas de proteína animal estão de olho nesse mercado. Em conversa com o o diretor de Inovação da BRF, Sérgio Pinto, o Palavra do Campo revela que a chamada carne cultivada vai chegar aos supermercados do Brasil em 2024. Mas que carne é essa? Que gosto terá? E quanto vai custar? Vale a pena dar uma olhada neste episódio para entender mais sobre o futuro da indústria de carnes!

Relembre:

Podcast revela bastidores da produção da carne cultivada que chegará ao Brasil em 2024

Com a 9ª edição do projeto Caminhos da Safra percorrendo as principais rotas da produção no país, a logística também esteve em discussão no podcast da revista Globo Rural. Em duas edições: uma tratou da situação das entradas vicinais, importantes vias não apenas de escoamento da produção agropecuária no país, mas também de garantia de acesso aos serviços básicos pelas comunidades rurais. Na outra, o assunto foi a sustentabilidade na logística.

Relembre

Logística mais sustentável depende de investimentos e estratégia

Más condições de estradas dificultam acesso de comunidades rurais à saúde e educação

 

A Conferência do Clima da ONU (COP26) não poderia ficar de fora dos principais assuntos do podcast Palavra do Campo neste ano. Em entrevista especial, Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), falou sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) o mais rápido possível. Além de sustentabilidade, o Palavra do Campo também conversa com Paulo sobre o protagonismo do Brasil peranta a comunidade internacional e as discussões sobre clima.

Relembre:

Paulo Artaxo fala sobre clima, produção de alimentos e COP 26 no Palavra do Campo

Em eposódio todo voltado para a mulher, as  produtoras rurais Flávia Montans, Michelle Rabelo de Morais e Kamila Laida contaram um pouco de suas trajetórias, que as levaram a ser vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro, iniciativa da Globo Rural em parceria com a Bayer e a Abag. Embaixadoras do prêmio, elas contaram também como foi o processo de autoconhecimento graças ao prêmio e os frutos que vêm colhendo desde que se tornaram vencedoras.

Relembre

Embaixadoras do Prêmio Mulheres do Agro contam suas histórias no Palavra do Campo

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply