Skip to main content

O mês de dezembro tem trazido situações diferentes no centro-norte e no centro-sul do Brasil, em função das condições climáticas. O boletim de monitoramento da safra de verão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reforça a perspectiva de quebras de produtividade da safra de verão no sul do Brasil, que enfrenta períodos mais secos. Já nas áreas mais ao centro e ao norte do país, a preocupação é com o excesso de chuva.

Lavoura de soja impactada pela seca em Júlio de Castilho, município que concentra a segunda maior produção de soja do Rio Grande do Sul (Foto: Mateus dos Santos Gomes/Emater-RS)

 

No relatório, a Conab destaca que, entre os dias 1 e 21 de dezembro, o baixo volume de chuva foi predominante, com maiores ocorrências entre os dias 15 e 21. Segundo a Conab, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, além do noroeste e centro do Rio Grande do Sul, registraram os menores níveis de armazenamento de água no solo e precipitação, apresentando condições desfavoráveis ao desenvolvimento dos cultivos de verão.

"Há expectativa de redução da produtividade para a soja e, principalmente, para o milho 1ª safra, em função da predominância de lavouras em estádios mais avançados e suscetíveis às restrições hídricas. As áreas cultivadas com arroz têm se desenvolvido bem, por serem manejadas sob o sistema de irrigação por inundação, com reservatórios em níveis satisfatórios", avalia a Conab.

Leia mais sobre o clima e a previsão do tempo

Já na porção centro-norte, ocorreram altos volumes de chuva, especialmente nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, toda a região de abrangência do Matopiba, além da região Central e Sul da Bahia e o Norte do Espírito Santo. A situação favoreceu o desenvolvimento das lavouras, de um lado, mas, de outro, atrapalhou o trabalho de campo em algumas regiões produtoras.

"O bom armazenamento hídrico favoreceu os cultivos de verão em desenvolvimento. Problemas por excesso de chuva ocorreram de forma pontual, influenciando no ritmo da semeadura e no manejo das lavouras", ressalta a Conab.

No extremo sul de Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo, os primeiros 21 dias de dezembro foram de chuvas irregulares. Os volumes ficaram mais concentrados nas áreas mais ao norte desses estados, ao contrário das áreas mais ao sul. De acordo com os técnicos da Conab, a expectativa é de problemas localizados em cultivos realizados nessas áreas.

saiba mais

Rio Grande do Sul inicia colheita de milho verão; Emater vê perdas irreversíveis

 

 
Source: Rural

Leave a Reply