Skip to main content

 

Confira os destaques desta quinta-feira (23/12)

Folha de pagamento

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

O Congresso Nacional aprovou o orçamento da União para 2022 sem considerar os recursos que garantiriam a manutenção da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia massivos em mão de obra. A prorrogação dos benefícios tributários até 2023 foi aprovado em projeto de lei também no Congresso Nacional. A situação preocupa setores beneficiados pela medida, como a indústria de aves e suínos, que manifestou preocupação com a possibilidade da desoneração ser interrompida.

Safra de milho

(Foto: Getty Images)

 

A consultoria Datagro projetou, em seu terceiro levantamento da safra 2021/22, que o Brasil deve colher 27,67 milhões de toneladas de milho na colheita de verão e 92,44 milhões de toneladas de milho de segunda safra (de inverno). Desta forma, a produção total do grão deve alcançar 120,11 milhões de toneladas, projeção pouco abaixo dos 120,93 milhões de toneladas previstas em novembro, mas 37% acima da safra 2020/21, quando a produção alcançou 87,72 milhões de hectares.

Preço do boi gordo

(Foto: Nelore Katayama)

 

Ainda que o fim do embargo da China tenha trazido o otimismo, os preços do boi gordo e da carne não reagiram de forma mais signigicativa ao retorno das exportações para o principal destino do produto brasileiro. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as cotações registraram apenas o que os pesquisadores classificaram como "leves oscilações" na última semana, movimento ainda semelhante ao que vinha sendo verificado enquanto a restrição comercial ainda estava vigente.

IPCA-15

(Foto: Px Here/Creative Commons)

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, fechou 2021 em 10,42%. Essa é a maior taxa para um ano desde 2015 (10,71%). Em 2020, o IPCA-15 havia ficado em 4,23%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os grupos de despesas com maiores altas estão os transportes, que fecharam o ano com taxa acumulada de 21,35%. Também tiveram taxas de inflação relevantes os grupos habitação (14,67%) e artigos de residência (12,18%). O grupo alimentação e bebidas fechou 2021 com alta de preços de 8,68%. O indicador trimestral (IPCA-E) ficou em 3,18% no último trimestre do ano.

Emprego no agro

(Foto: Guida Fotos)

 

Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (23/12) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mostram que a agropecuária esteve na contramão da criação de empregos com carteira assinada em novembro, sendo o único setor com saldo negativo. Enquanto o mercado de trabalho, no geral, registrou a criação de 324.112 vagas com carteira assinada no mês, o setor fechou 16.797 vagas. Os dados foram apresentados durante transmissão ao vivo pela rede social da pasta.

Armazenagem

(Foto: Amanda Gaban/Divulgação)

 

A previsão de uma nova safra recorde, no ciclo 2021/2022, acentua a preocupação com a dificuldade de armazenagem, que, há muitos anos, atinge o agronegócio brasileiro. Com uma colheita de grãos projetada em 291 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o déficit de capacidade para guardar a safra deve aumentar.

Carne bovina

(Foto: (Divulgação/BNDES))

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai ampliar a partir de janeiro a fiscalização à cadeia produtiva de abate de bovinos, em busca de maior controle de riscos socioambientais, conforme informou em comunicado nesta quinta-feira (23/12). Novos contratos, segundo o banco, terão de apresentar anualmente auditoria independente para comprovar que todos os fornecedores da cadeia cumprem requisitos socioambientais.

Regularização ambiental

(Foto: Divulgação/Danone)

 

Para dar continuidade à implementação do Código Florestal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Serviço Florestal Brasileiro, lançou, nesta semana, uma nova ferramenta para facilitar a adesão ao Programa de Regularização Ambiental. O PRA, como é chamado, é a etapa seguinte à validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), cuja análise aponta se a propriedade está de acordo com a legislação ambiental ou se precisa adotar alguma medida, como recuperação de solo degradado ou nascentes.

Retrospectiva 2021

A consolidação das agtechs no universo das startups e a entrada de investimentos milionários em soluções dentro e fora da porteira marcaram 2021. Projetos de manejo sustentável, rastreabilidade na cadeia produtiva e aproximação do campo à mesa estiveram entre os destaques do ano.

retrospectiva-agtech (Foto: Globo Rural)

 
Source: Rural

Leave a Reply