Skip to main content

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou provisoriamente, nesta quinta-feira (23/12), o valor da tarifa de repasse da energia produzida pela usina de Itaipu para o ano de 2022.

Linhas de transmissão de energia (Foto: REUTERS/Rafael Marchante)

 

O valor ficou em 24,73 dólares por quilowatt (kW) por mês, o que representa uma redução de 11,89% em relação à tarifa vigente em 2021, de 28,07 dólares por quilowatt. Essa variação reflete principalmente a redução do serviço da dívida da usina da ordem de 600 milhões de dólares, para 1,4 bilhão de dólares.

A decisão tomada em reunião extraordinária nesta quinta-feira (23/12) é provisória, uma vez que a principal componente da tarifa de Itaipu — o custo unitário dos serviços de eletricidade da usina (CUSE) — ainda depende de deliberação pelo conselho de administração da usina.

Uma nova reunião do conselho de Itaipu está prevista para 23 de fevereiro, quando poderá ser discutida uma eventual revisão do valor do CUSE.

A tarifa de repasse de Itaipu é o valor a ser pago pelas distribuidoras cotistas para aquisição da energia da hidrelétrica, que é comercializada pela Eletrobras.

Leia mais sobre Política 
Source: Rural

Leave a Reply