Skip to main content

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai ampliar a partir de janeiro a fiscalização à cadeia produtiva de abate de bovinos, em busca de maior controle de riscos socioambientais, conforme informou em comunicado nesta quinta-feira (23/12). Novos contratos, segundo o banco, terão de apresentar anualmente auditoria independente para comprovar que todos os fornecedores da cadeia cumprem requisitos socioambientais.

De acordo com o BNDES, a medida que reforça vinculações socioambientais a contratos vai ao encontro das demandas da soceidade (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

Dentre as exigências, os fornecedores precisam estar fora de áreas embargadas pelo Ibama e não terem sido condenados por infrações penais relativas a desmatamento. "A medida está em linha com a demanda da sociedade brasileira que, cada vez mais, zela pelo controle dos riscos socioambientais das atividades econômicas", disse o BNDES.

A auditoria anual será exigida até a amortização dos contratos, ficando as operações sujeitas, em caso de descumprimento, ao vencimento antecipado e aplicação de multa contratual. A medida vale para operações protocoladas no BNDES a partir de 3 de janeiro.

saiba mais

Carga de carne bovina irregular é apreendida em Rondônia

Supermercados da UE param de vender carne do Brasil devido ao desmatamento

 

 
Source: Rural

Leave a Reply