Skip to main content

Startups e equipes independentes foram convidadas a pensar soluções socioambientais em uma maratona de três dias chamada HackatAgro, cujo desafio a ser solucionado foi proposto pelo Banrisul. Nele, o objetivo foi levantar caminhos viáveis para mensurar, com precisão, o carbono capturado da atmosfera, pelas lavouras cultivadas, florestas entre outros empreendimentos vinculados ao agronegócio.

O 1º lugar ficou com a plataforma da Soluções IoT conseguiu unir carbono e redução do combustível fóssil. A proposta foi de auxiliar produtores rurais a comercializar e certificar a produção de créditos de carbono a partir da geração de energia com o uso de fontes renováveis. 

saiba mais

Projeto de estudantes busca meios de conter elevação do nível do mar

 

Energia solar (Foto: Getty Images)

 

 

saiba mais

Tecnologia, finanças e meio ambiente foram destaques na Semana do Agro. Assista a todas as lives

 

Em segundo lugar, ficou o time Charla Sustentável, que apresentou uma plataforma em que a comercialização desses créditos é direta, com foco na prática de plantio. Terceira colocada, a Equipe Sucesso criou um aplicativo para gestão de cultivo de mini-algas em espaços rurais com alto potencial para gerar créditos de carbono.

Participaram do HackatAgro mais de 700 empreendedores, 46 startups e 75 mentores. Ao todo, foram 216 horas de maratonas de inovação, também promovidas pela Yara e Claro. “Estamos confiantes em resultados cada vez mais relevantes nessa área”, destacou Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul.

saiba mais

Catchup das galáxias? Empresa simula condições de Marte para testar como tomate resiste a mudanças do clima

 
Source: Rural

Leave a Reply