Skip to main content

Casos de coronavírus dispararam na cidade de Nova York e ao redor dos Estados Unidos ao longo do final de semana, acabando com as esperanças de um período de festas mais normal e sobrecarregando postos de testagem de Covid-19 poucos dias antes de muitas famílias se reunirem para comemorar o Natal.

Fila de pessoas na entrada de clínica que realiza teste de Covid-19 em Manhattan, em Nova York. (Foto: REUTERS/Andrew Kelly)

 

Em Nova York, os casos novos de Covid-19 aumentaram 60% na semana encerrada no domingo, enquanto a variante Ômicron se dissemina pelo Nordeste dos EUA. Nova York tem estabelecido recordes de casos novos relatados em um único dia desde que a pandemia começou há três dias consecutivos.

O aumento de casos aciona o alarme para as autoridades de saúde pública, que veem a Ômicron se tornando predominante nos EUA rapidamente e temem uma explosão de infecções após as festividades. Com a nova variante em circulação, o número de casos de Covid-19 está dobrando entre um dia e meio e três em áreas com transmissão comunitária, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A variante abate o espírito festivo entre os vacinados, já que infecções crescentes entre imunizados são relatadas até entre aqueles que receberam uma dose de reforço.

A Ômicron parece estar causando sintomas muito mais amenos em populações vacinadas, o que faz com que especialistas de saúde continuem esperançosos de que esta onda possa não causar os mesmos picos de hospitalizações e mortes de disparadas anteriores.

saiba mais

Disseminação da Ômicron provoca temores de restrições mais duras e Wall St cai

Ômicron representa risco global "muito alto", diz OMS

 

o comissário de Saúde da cidade de Nova York, Dave Chokshi, disse nesta segunda-feira (20/12) que, embora os casos novos de Covid-19 tenham "aumentado acentuadamente", as hospitalizações não saltaram no mesmo ritmo. Ele deu credito às vacinações e às dose de reforço, que ajudam a evitar doenças graves, e disse que mais são necessárias para erguer um "muro de contenção" contra a variante.

Nacionalmente, os casos aumentaram 9% na última semana, mas cresceram 57% desde o início de dezembro, de acordo com uma contagem da Reuters. Os pacientes de Covid-19 hospitalizados já aumentaram 26% neste mês e hospitais de algumas áreas já estão sob pressão da variante Delta.

Enquanto os casos estão em alta no Nordeste do país, hospitais do Meio-Oeste ainda estão lidando com uma disparada de pacientes de uma onda de Delta. Michigan, Indiana e Ohio têm a maior cifra nacional de pacientes de Covid-19 hospitalizados para cada 100 mil habitantes, de acordo com uma contagem da Reuters.

Filas para exames de Covid-19 davam voltas no quarteirão em Nova York, Washington e outras cidades dos EUA no final de semana, uma vez que as pessoas estão ansiosas para saber se estão infectadas antes de comemorar as festas com os familiares.

Leia mais sobre Notícias 
Source: Rural

Leave a Reply