Skip to main content

Após seca e geadas impactarem negativamente a produtividade da cana-de-açúcar na região Centro-Sul, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) faz projeções de recuperação dos canaviais para a safra 2022/2023. A expectativa é de que a produtividade deva apresentar recuperação de pelo menos 8,5%, "uma vez que o setor já vivenciou situação similar em safras anteriores", segundo o CTC.

saiba mais

Oferta de cana do Centro-sul subiria a cerca de 560 milhões de toneladas em 22/23

 

Cultivo de cana-de-açúcar em Ribeirão Preto (SP) (Foto: REUTERS/Marcelo Teixeira)

 

No acumulado de abril a novembro, os dados mostram que a TCH (tonelada de cana por hectare) apresentou queda de 13% em comparação com o mesmo período de 2020/21. Já o ATR (açúcar total recuperável) manteve-se em patamar levemente inferior (-2%) ao da safra 20/21 e deverá fechar próximo a 138 kg/t. O TAH (tonelada de açúcar por hectare) atingiu 9,3 t/ha e é o menor valor médio das últimas 15 safras.

Leia mais matérias sobre agricultura no site da Globo Rural

Para Luiz Paes, diretor comercial do CTC, o futuro é mais otimista devido às melhores remunerações do açúcar e do etanol, e o produtor capitalizado consegue fazer investimentos como manejo adequado e o uso de produtos biolígicos e adubos foliares. Em paralelo, ele diz que as condições climáticas devem ser mais favoráveis à cultura de cana no primeiro trimestre de 2022.

saiba mais

Sul fica sem chuva nos próximos dias. Nas demais regiões, altos volumes podem inviabilizar trabalho no campo

 
Source: Rural

Leave a Reply