Skip to main content

O governo argentino estabeleceu nesta sexta-feira (17/12) um sistema de controle dos volumes exportáveis ​​de milho e trigo, que visa evitar que a escassez interna de cereais aumente o valor dos alimentos, em meio à alta da inflação.

A resolução oficial indica que um órgão do Ministério da Agricultura estabelecerá os "volumes de equilíbrio" na Argentina, um dos maiores exportadores mundiais de milho, trigo, soja e carne bovina.

Na fotografia, está ilustrada uma lavoura de trigo (Foto: REUTERS/Sergey Pivovarov)

 

"Para dar previsibilidade, é oportuno publicar volumes de equilíbrio correspondentes aos produtos de origem agrícola", afirmou o Ministério da Agricultura na resolução.

A Argentina enfrenta uma inflação anual de mais de 50%, impulsionada em grande parte pelos valores domésticos dos alimentos, que também são sua principal commodity de exportação.

saiba mais

Seca e calor ameaçam lavouras de trigo de inverno dos EUA

Argentina corta taxa de exportação de grãos, mas apenas se produtos forem orgânicos

Soja e milho sobem na bolsa de Chicago

 

Na tentativa de reduzir a inflação, o governo de centro-esquerda aplicou algumas regulamentações aos mercados agrícolas, que foram rejeitadas pelo poderoso setor rural.

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires espera que o país tenha safras recordes de milho e trigo em 2022, que atingiriam 57 e 21 milhões de toneladas, respectivamente.

Leia mais sobre Trigo e Milho
Source: Rural

Leave a Reply