Skip to main content

 

Confira os destaques desta quinta-feira (16/12)

Carne bovina para a China

(Foto: JBS/Divulgação)

 

A liberação das exportações de carne bovina brasileira para a China após mais de 100 dias de suspensão exigirá um intenso trabalho logístico da indústria frigorífica e do Ministério da Agricultura (Mapa) para escoar os estoques mantidos desde setembro. O processo, que envolve a certificação e o embarque em contêineres refrigerados, pode levar de 20 a 40 dias, a depender do volume. No entanto, a liberação tem um "efeito psicológico" sobre o mercado, que já deve refletir nos preços da arroba do boi gordo.

Frango e suínos

 

(Foto: Globo Rural)

 

As processadoras brasileiras de carne suína e de aves devem encerrar o ano com recordes de produção e exportação, enquanto a indústria também deve apresentar um bom desempenho em 2022 devido à forte demanda global e local por carnes. A produção e as exportações de frango do Brasil devem crescer até 3,5% e 8% neste ano, respectivamente, segundo projeções do setor divulgadas nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa empresas como JBS e BRF. Para a carne suína, a produção e a exportação devem crescer até 6% e 10,5%, respectivamente, mostraram dados da ABPA.

De navio e navio

(Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

 

Com cerca de 20% do volume exportado retido em armazéns, estoques e nos próprios portos devido a atrasos nas escalas de embarque, a indústria de carne tem sugerido ao governo que altere a legislação para permitir a transferência de carga entre navios estrangeiros na costa brasileira. A medida, segundo o coordenador do Grupo de Logística da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), José Perboyre, seria uma forma de mitigar os efeitos da crise logística internacional que afeta o setor.

Armazenagem e caminhões

(Foto: Editora Globo / Emiliano Capozolli )

 

A colheita de mais de 290 milhões de toneladas de grãos em 2022 prevista pela Conab em meio a uma crise logística internacional e um déficit de armazenagem de mais de 90 milhões de toneladas no país deve pressionar a demanda por caminhões ao longo desta temporada. De acordo com especialistas e empresários do setor, as perspectivas são de falta de veículos e aumento dos custos logísticos.

Do milho para a soja

(Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)

 

A safra de milho 2021/22 do Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal de verão no Brasil, deve alcançar 3,38 milhões de toneladas, estimou a consultoria StoneX nesta quinta-feira, queda de 21% ante a projeção anterior e de 40% em relação à expectativa inicial devido ao clima adverso na região. Com isso, a consultoria disse à Reuters que produtores do cereal estão “derrubando” o milho nas lavouras com o objetivo de migrar para a soja, cujo plantio pode ser realizado até o dia 31 de janeiro de 2022 no Rio Grande do Sul –limite imposto pelo governo para a realização do vazio sanitário.

Preços de insumos

(Foto: Pixabay)

 

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, diz que está sob análise na área técnica o pedido encaminhado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para averiguar se as revendas de insumos agrícolas estão praticando preços abusivos e arbitrários. A CNA relata que os aumentos chegam a 170% em alguns produtos e o setor produtivo não está conseguindo diferenciar aquilo que é de fato decorrente de problemas com a cadeia mundial de abastecimento e aquilo que é especulação e abuso.

Safra de café

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A safra de café do Brasil em 2021 foi estimada nesta quinta-feira em 47,7 milhões de sacas de 60 kg, ante 46,9 milhões no levantamento divulgado em setembro, apontou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que elevou a previsão citando produtividades acima do esperado. Ainda assim, a Conab apontou uma queda de 24,4% na produção de café do país em 2021 ante o recorde de 2020. O ano de 2021 foi o de baixa no ciclo bianual do arábica, situação que foi acentuada pela seca prolongada.

Loja de ovo

(Foto: Divulgação/Mantiqueira)

 

O grupo Mantiqueira anunciou a inauguração de lojas exclusivas para venda de ovos e outros acessórios usados na preparação do alimento. As primeiras unidades estão entrando em operação neste mês, nos bairros do Brooklin, Moema e Chácara Santo Antônio, em São Paulo. Em janeiro de 2022, está previsa a inauguração de uma quarta loja, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Semana do Agro

(Foto: Reprodução/Youtube)

 

De saída da presidência do Conselho da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito dá uma ideia da missão de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, que irá sucedê-lo no cargo em 2022: manter o diálogo entre produtores, compradores e sociedade civil, o que inclui as organizações não-governamentais. Nesta quinta-feira (16/12), ele participou da Semana do Agro, programação especial de lives em parceria da revista Globo Rural com o jornal Valor Econômico.

Cantor Maurílio

(Foto: Reprodução/Instagram)

 

O cantor sertanejo Maurílio, de 28 anos, que faz dupla com Luiza, segue em estado grave na UTI, respirando com a ajuda de aparelhos. Na quarta-feira (15/12), ele passou mal durante a gravação de um DVD, em Goiânia (GO), e foi levado ao hospital. Segundo o portal G1, o artista foi diagnosticado com tromboembulismo pulmonar. Nesta quinta-feira (16/12), o médico Wandervam Azevedo afirmou que Maurílio teve uma melhora no quadro respiratório.
Source: Rural

Leave a Reply