Skip to main content

O presidente da República, Jair Bolsonaro, reconheceu nesta sexta-feira (17/12), durante seu discurso na 59ª Cúpula do Mercosul e Estados associados, que a inflação deve ser combatida rapidamente para proteger o poder de compra da população. Ele também renovou a necessidade de se chegar a um acordo sobre a Tarifa Externa Comum (TEC) do bloco, e o compromisso da presidência pró-tempore do Brasil, que se encerrou neste dia 17, com a formalização de acordos comerciais com diferentes países.

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

"Combater a inflação é tarefa que tem envolvido várias ferramentas de política econômica e que deve ser cumprida rapidamente, precisamos proteger a capacidade de consumo principalmente os setores de baixa renda, os mais afetados pelo início da pandemia", afirmou Bolsonaro em seu pronunciamento.

A Cúpula do Mercosul ocorreria em formato presencial em Brasília, mas o governo federal decidiu transformar o evento em virtual na semana passada sem explicar o porquê. Segundo apurou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a mudança envolveu os impasses sobre a cobrança de passaporte da vacina nas fronteiras. Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o chefe do Executivo transmitiu seu discurso a partir do auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

saiba mais

Produtores de MT pedem ao governo que tome medidas sobre alta de insumos

ABPA comemora aprovação da manutenção da desoneração da folha

 

Bolsonaro ainda disse que o governo está comprometido com a recuperação da economia e com o crescimento sustentável. "Foi essa convicção que levou-nos a escolher como tema central do Fórum Mundial do Mercosul a integração produtiva no setor de fármacos. A pandemia demonstrou que não podemos ficar dependentes de exportação de fora da região", declarou o presidente.

Sem citar a demora do Brasil em comprar vacinas para a covid-19, fato exposto pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, Bolsonaro ainda citou a suposta determinação do Mercosul e do País em oferecer imunizantes rapidamente e proteger a população da crise econômica.

Tarifa Externa Comum

O presidente citou a necessidade de se chegar a um acordo sobre a TEC, o que também foi citado logo antes por França. "Apesar de grande esforço, não foi possível alcançar acordo sobre a Tarifa Externa Comum, que deve aparecer como objetivo prioritário e incontornável para modernização do Mercosul", disse o ministro das Relações Exteriores, que também revelou o início de negociações do bloco por um acordo de livre comércio com a Indonésia.

Entre os acordos, Bolsonaro citou, sem oferecer detalhes, avanços em tratativas com União Europeia, Canadá, Coreia do Sul, Cingapura, Equador e Líbano, bem como a expansão do atual entendimento de comércio com a Índia.

"No que se refere à Ásia, celebramos a decisão de lançar negociações com a Indonésia e esperamos poder fazer em breve com o Vietnã. Na América latina, reativamos as reuniões por fóruns comerciais com o Chile, Colômbia e Peru", acrescentou o chefe do Executivo.
Source: Rural

Leave a Reply