Skip to main content

Com mais de 900 startups em seu ecossistema, o Agtech Garage se tornou o maior hub de agtechs na América Latina, com 70% destas empresas já desenvolvidas e apenas 30% em fase embrionária. E com um produtor rural cada vez mais ávido por novas tecnologia, o mercado precisa trabalhar com agilidade, afirmou José Tomé, CEO do AgTech Garage.

Tomé foi o entrevistado, nesta sexta-feira (17/12), na quinta e última live da Semana do Agro, programação especial realizada pela revista Globo Rural e o jornal Valor Econômico. Ele reforçou que o agronegócio tem a capacidade de reunir diferentes setores para desenvolver soluções tecnológicas. Desde robótica, biotecnologia e sustentabilidade até inovação na educação e assistência técnica, "o agro precisa estar aberto para oportunidades", disse.

saiba mais

Ipea revisa projeção de PIB agropecuário em 2021 para queda de 1,2%

 

José Tomé, CEO do Ahtech Garage, participa da última live da Semana do Agro (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Otimista com a forma robusta como as agtechs estão se posicionando, seja perante o produtor ou investidores, Tomé disse que a demanda por soluções desenvolvidas por startups está progredindo e, com isso, as novas empresas têm a chance de decolar em um cenário mais sólido do que há alguns anos.

saiba mais

De marketplace a "agrofintech". Os planos da Agrofy com um novo aporte de US$ 30 milhões no caixa

 

 

"A gente vai ver uma taxa de startups dando certo maior. E se for para [o negócio] morrer não levará quatro anos, também vai ser mais rápido, e faz parte da jornada", disse, ao ressaltar também a maior maturidade dos próprios investidores do agro.

Um ecossistema mais maduro, segundo Tomé, também incentiva que outros atores passem a trabalhar com o agronegócio através dos hubs sem necessariamente conhecer a fundo o setor. Para ele, o objetivo é a complementariedade de conhecimentos, e com a cultura de troca de experiências, é o produtor quem se beneficia.

Leia mais sobre agtechs no site da Globo Rural

"Precisamos ser portas abertas para mentes brilhantes de outros setores que queiram vir empreender no agro. O agro tem que estar de portas abertas", reforçou. No entanto, o CEO da Agtech Garage pontuou que a área de startups exige rapidez, testar mais possibilidades para criar mais soluções em menor tempo.

"As empresas estã buscando a gestão da inovação. Fazer isso vai permitir testar mais, e assim a gente acelera. Se a gente continuar testando apenas duas soluções por ano, a gente vai ficar para trás", afirmou Tomé. 

saiba mais

Uso da inteligência artificial aumenta eficiência e reduz custos no campo

 

Para assistir a live na íntegra, clique no link abaixo. E para acompanhar as outras transmissões da Semana do Agro, é só acessar o canal do Youtube da revista Globo Rural.

 
Source: Rural

Leave a Reply