Skip to main content

O anúncio, nesta quarta-feira (15/12), de que a importação da carne suína pela China voltou a ser taxada em 12% não foi visto com preocupação por Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Ele conversou com o editor-chefe da revista Globo Rural, Cassiano Ribeiro, e com o editor de Agronegócios do jornal Valor Econômico, Fernando Lopes, na terceira live do especial Semana do Agro. Ele avaliou que a comercialização aos chineses permanecerá, bem como há chances concretas de aberturas de mercado para Rússia e Canadá.

saiba mais

China aumentará de 8% para 12% tarifa sobre importações de carne suína em 2022

 

Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, conversa com a Globo Rural e o Valor Econõmico na Semana do Agro (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Santin lembra que a tarifa de importação do produto havia sido reduzida para 8% na época em que faltou oferta de suínos na China, devido à Peste Suína Africana (PSA). Agora, com sinais de que o país asiático retoma sua produção interna, a taxa subiu novamente aos 12%, mesma porcentagem aplicada à Europa.

saiba mais

China retoma importação de carne bovina desossada do Brasil a partir desta quarta

 

“Lógico que isso diminui a comercialização entre Brasil e China, mas não impede. Este aumento não vai fazer a gente parar de vender”, afirmou, ao lembrar que na concorrência há ainda os Estados Unidos, mas que possuem, além dos 12%, outra tarifa de 25%, o que reforça a competitividade brasileira.

Ainda no cenário internacional, Santin se mostra confiante com novos embarques de aves para a Rússia, à medida que o país abriu uma cota de 100 mil toneladas para importação, o que equivale a 10% da exportação total do Brasil concentrada em apenas um mercado. Ele também ressalta o trabalho de aproximação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o Canadá.

“A China começa a diminuir volume, mas a Rússia pode equilibrar este cenário”, afirmou. Ainda assim, para fins de comparação, ele citou que a China chegará a 600 mil toneladas de carne de aves importadas em 2021.

saiba mais

Iniciativa privada deve aumentar participação em financiamentos do agro através de fundos

 

Os números consolidados do desempenho do setor de aves e suínos serão anunciados oficialmente pela ABPA, nesta quinta-feira (16/12). No entanto, Santin já consegue prever que ambas as atividades devem apresentar crescimento em torno de 4% e aumento nas exportações por volta de 10%.

Os custos mudaram o patamar de preços ao consumidor, vai ficar mais caro ou vai se manter nesses níveis

Ricardo Santin, presidente da ABPA

Em relação à rentabilidade, os altos preços do milho e do farelo de soja apertaram no bolso dos produtores, já que a ração representa 70% dos custos da avicultura. “Os custos mudaram o patamar de preços ao consumidor, vai ficar mais caro ou vai se manter nesses níveis”, alertou.

saiba mais

Plantio de soja atinge 97% da área esperada; clima compromete fim dos trabalhos

 

Ainda assim, “o Brasil é o maior cliente do Brasil”, reforçou Santin, ao dizer que o consumo de frangos, suínos e ovos tem aumentado nos lares brasileiros, e a projeção para 2022 é favorável. “Temos a entrada do Auxílio Brasil, aumento do salário mínimo e a retomada de um país vacinado. O movimento que consome proteínas é consistente e eu vejo em 2022 o setor crescendo positivamente”, afirmou.

Para assistir a live na íntegra, clique o player abaixo:

 
Source: Rural

Leave a Reply