Skip to main content

A maioria das safras de grãos da União Europeia continuou a se beneficiar do clima favorável no mês passado, embora a falta de resistência possa deixar algumas plantas vulneráveis ​​à geada, disse nesta terça-feira o serviço de monitoramento de safras da UE Mars.

Grãos de soja em Bucareste, Romênia (Foto: REUTERS/Bogdan Cristel)

 

O aumento da tolerância à geada tem sido geralmente fraco no centro, leste e sudeste da Europa, disse o Mars, enfatizando que o risco pode ser maior ao longo do Mar Negro, onde o desenvolvimento da safra foi atrasado pela semeadura tardia.

A semeadura de grãos de inverno estava virtualmente concluída na maior parte da Europa no início de novembro, mas continuou por várias semanas na Romênia, Bulgária e também na vizinha Ucrânia, conforme relatório mensal.

O monitor da safra havia dito no mês passado que a semeadura e a emergência da safra foram atrasadas em partes do centro e sudeste da Europa devido ao tempo seco.

No entanto, suas simulações sugeriram que nenhuma geada havia ocorrido até agora na UE.

No norte e no centro da Europa, as temperaturas acima da média e a precipitação quase sazonal em novembro foram favoráveis ​​para o surgimento da cultura e desenvolvimento inicial, disse o Mars.

No oeste da Europa e particularmente no maior produtor de grãos da UE, a França, as temperaturas abaixo da média desde o início de outubro prejudicaram o crescimento inicial do trigo de inverno, com apenas alguns campos atingindo o estágio de perfilhamento.

As condições da safra estão sendo observadas de perto depois que as preocupações com a redução da oferta global levaram a preços recordes do trigo e da canola na Europa nas últimas semanas.

O Mars não dá estimativas de área, mas emite previsões de produção mais tarde na estação de cultivo.
Source: Rural

Leave a Reply