Skip to main content

Após uma quebra de cerca de 13% na produção esperada para a safra 2021, atingida pela seca e, posteriormente, geadas no Centro-Sul do país, as perspectivas para a temporada que se inicia em março do ano que vem são mais otimistas graças às chuvas registradas nos últimos. A previsão do gerente executivo de estratégia e participações da Copersucar, Daniel Moreira do Valle, a recuperação dos níveis de umidade do solo traz “um pouco mais de esperança” para o setor num ano cujas perspectivas são de aumento da demanda por etanol.

Daniel Moreira do Valle, gerente executivo de estratégia e participações da Cooperçúcar, foi o convidado da terceira live do Melhores do Agro (Foto: Reprodução)

 

“Tivemos em outubro chuvas acima da média que conseguiram recuperar a umidade do solo. Passou o mês de novembro e as expectativas de dezembro um pouco a abaixo da média, mas com a umidade recuperada traz um pouco mais de esperança para o ano que vem no sentido de recuperação do canavial”, destacou Moreira durante a terceira live do prêmio Melhores do Agro realizada nesta segunda-feira (13/12) pela Revista Globo Rural.

saiba mais

Efeito da variante Ômicron no petróleo pode atingir etanol, diz Bioagência

 

Vencedora na categoria Bioenergia, a Copersucar encerrou 2020 com faturamento de quase R$ 39 bilhões, crescimento de 30% sobre o exercício anterior, e um lucro líquido três vezes maior, de R$ 375 milhões. “Obter resultados importantes nesse ano complicado faz ser ainda mais especial [receber o prêmio Melhores do Agro]”, comemorou o executivo. É a 15ª vez que a Cooperçúcar recebe o prêmio na categoria Bioenergia.

Ainda de acordo com Moreira, a flexibilidade do setor para destinar o processamento da cana para a produção de açúcar ou de etanol foi fundamental para enfrentar as oscilações de mercado observadas no primeiro ano de pandemia no país. “Tivemos uma safra onde 45% do mix de produção do ATR (açúcares totais recuperáveis) da cana foi vertido pra produção de açúcar e isso equilibrou o balanço”, observou o executivo ao lembrar que as perspectivas para aquele ano eram de uma safra mais alcooleira.

saiba mais

Preço do etanol ao produtor mantém tendência de queda no Estado de São Paulo

 

Para 2022, o gerente executivo de estratégia e participações da Copersucar avalia que a demanda retornará aos níveis pré-pandemia, acompanhando o avanço da vacinação e a retomada da economia após atingir quase 49 milhões de litros este ano – garantindo um maior equilíbrio entre oferta e demanda no mercado.

“Apesar das perspectivas de La Niña, a gente espera que tenha uma recuperação, sim, ainda não para os patamares de 2020/21, onde o setor moeu 605 milhões de toneladas de cana, mas é uma recuperação importante no sentido de equilíbrio na oferta de produto que vai naturalmente auxiliar na questão de preços”, conclui o executivo.

Confira a íntegra da live exibida nesta segunda-feira (13/12):

 
Source: Rural

Leave a Reply