Skip to main content

Os compradores chineses fizeram grandes compras de trigo e cevada francesa, além de milho e cevada da Ucrânia, na última semana, disseram fontes do mercado, aproveitando uma pausa na alta dos preços para cobrir algumas de suas necessidades.

Embora os volumes totais comprados ainda não estejam claros, as fontes disseram que os importadores conseguiram fechar negócios para várias centenas de milhares de toneladas de grãos da França e da Ucrânia. Os compradores chineses também fizeram grandes compras de trigo para ração da Austrália, acrescentaram algumas das fontes.

Os três principais grãos consumidos na China são arroz, milho e trigo. Assim, para não comprometer a segurança alimentar da sua população, além de incentivar a produção interna dos produtos, o país também importa os insumos de outras regiões do globo (Foto: Thinkstock)

 

Os negócios apontam para a continuidade da grande importação de grãos pela China, apesar da chegada de sua safra nacional de milho e das dificuldades em sua indústria de suínos. As transações mostram ainda a disposição dos compradores em aproveitar as quedas nos preços internacionais.

Os futuros do trigo dispararam para uma máxima em nove anos nos Estados Unidos e tiveram um recorde na Europa no mês passado, alimentados por preocupação com os danos causados ​​pela chuva na colheita da Austrália, além de restrições a embarques na Rússia, antes de recuarem acentuadamente desde a semana passada.

Para o trigo francês, os compradores teriam feito reservas equivalentes a seis a dez navios, ou potencialmente até 600 mil toneladas, para embarque principalmente entre janeiro e março, disseram seis traders.

saiba mais

Produtores de milho da Argentina lançam campanha de plantio tardio para evitar seca

Sob efeitos da La Niña, Rio Grande do Sul vê perdas em lavouras de milho, soja e na pecuária leiteira

 

"O trigo francês está com um preço atraente para os chineses depois de cair de suas máximas", disse um comerciante europeu. "Acredita-se que a China também tenha feito grandes compras de trigo da Austrália recentemente com a recuperação econômica da China gerando demanda."

As últimas vendas resultariam em exportações cumulativas de franceses para a China em 2021/22 de 2 milhões de toneladas de trigo, superando já grandes volumes nas últimas duas temporadas, disseram traders.

Compradores chineses também estão fazendo compras de cevada da França e da Ucrânia, disseram as fontes. Cerca de quatro navios de cevada francesa e até dez carregamentos de cevada ucraniana foram encomendados para embarque principalmente em julho-agosto do próximo ano, de acordo com pelo menos quatro traders.

saiba mais

Trigo: projeção de estoques dos EUA fica acima do esperado pelo mercado

Conab eleva previsão para a safra de grãos para 291,067 milhões de toneladas

 

No milho, compradores chineses encomendaram várias cargas da Ucrânia para janeiro a abril, disseram quatro fontes. Uma das fontes afirmou que o volume pode ter atingido até 1 milhão de toneladas.

Os comerciantes estimaram os preços do milho ucraniano para janeiro a fevereiro a cerca de 270-273 dólares a tonelada (FOB). A China é tradicionalmente um grande importador de milho e cevada da Ucrânia. Traders estimam que a Ucrânia poderá embarcar 5 milhões de toneladas de milho para a China.

Leia mais sobre Agricultura
Source: Rural

Leave a Reply