Skip to main content

O destaque da semana é a ausência de chuvas no Cone Sul. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Argentina, Uruguai e Paraguai não terão chuvas nos próximos dias. No entanto, há uma exceção: toda faixa leste do RS, SC e PR, assim como a mesma faixa leste de São Paulo, devem receber eventuais pancadas entre segunda-feira (6/12) e terça-feira (7/12).

Sul do país deve receber pouca chuva ao longo da semana inteira (Foto: Getty Images)

 

"A ausência de chuvas traz preocupações. Com exceção do estado gaúcho que já apresenta quebras na produção de milho e replantio na soja, as demais regiões ainda estão mais tranquilas, porque choveu nos últimos 10 dias. Mesmo com a ausência de chuva, a tendência para os estados são ainda relativamente melhores quando comparada com o Rio Grande do Sul", alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Preço do milho subiu quase 3% nos primeiros dias de dezembro

Preço da soja oscila com incertezas sobre ômicron e preço na bolsa, mas acumula alta nos primeiros dias do mês

 

As chuvas ficam concentradas na faixa norte do Brasil, principalmente no norte do Mato Grosso, norte de Goiás, Minas Gerais, Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Rondônia e Pará devido a presença de uma frente fria no litoral nordestino. "Chuvas quase que diárias ao longo da semana", diz Santos. A partir de quarta-feira (8/12), um sistema deve invadir o norte do país e levar chuvas generalizadas, que inviabilizarão as atividade de campo, como plantio e tratos culturais.
Source: Rural

Leave a Reply