Skip to main content

A exportação de cargas pelo Porto do Rio Grande (RS) está atraindo produtores uruguaios. De janeiro a outubro deste ano, a Wilson Sons, maior operadora integrada de logística portuária e marítima do Brasil, registrou crescimento de 226% de cargas vindas do Uruguai no Tecon Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em comparação ao mesmo período de 2020.  No acumulado até outubro, foram movimentadas 2.328 TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o equivalente a mais de 30 mil toneladas de produtos daquele país.

Tecon Rio Grande (Foto: Wilson Sons)

 

Segundo a operadora, a proteína animal corresponde a maior fatia das exportações. Em julho deste ano, o terminal de contêineres do porto gaúcho também iniciou operações com madeira compensada. A carga vem principalmente do norte do Uruguai. “A rota apresenta vantagens para o produtor, como maior proximidade (o Tecon Rio Grande está a menos de 300 km da região produtora enquanto o Porto de Montevidéu fica a 400 km de distância) e custo mais atrativo.’”

"Estamos consolidando um corredor logístico importante para os exportadores uruguaios. O Tecon Rio Grande tem infraestrutura de ponta e recebe as principais linhas marítimas, que conectam o Brasil a importantes mercados internacionais", destaca Paulo Bertinetti, diretor-presidente do terminal.

saiba mais

Terminal de Contêineres de Paranaguá atinge 1 milhão de TEUs movimentados

Tereos e VLI movimentam quase 1 milhão de toneladas de açúcar em armazéns inaugurados há um ano

 

As primeiras remessas de proteína animal do Uruguai chegaram ao Tecon Rio Grande em janeiro de 2020. Durante esses 22 meses, o terminal recebeu 3.562 TEU da carga para exportação, o correspondente a 45.553 toneladas. Bertinetti conta que outros produtos estão no radar do terminal. “Além da carne, a região Norte do Uruguai também é produtora de arroz e laticínios, que podem ser beneficiados por esse corredor logístico”, explica.

O Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina.  Com nove guindastes de cais STS (Ship-to-Shore) e 22 guindastes de pátio RTG (Rubber-Tyred Gantry), o terminal tem capacidade para operar os maiores cargueiros que navegam no mundo.
Source: Rural

Leave a Reply