Skip to main content

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou, nesta quarta-feira (1/12), ter autorizado a prorrgação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para 14 estados. Em comunicado, a pasta informou que a decisão atende a pedidos do setor produtivo. No início da semana, a reportagem de Globo Rural havia confirmado com as administrações estaduais a prorrogação da campanha em três estados. O Ministério chegou a informar que poderia divulgar na terça-feira (30/11) o novo calendário, o que acabou ocorrendo nesta quarta.

(Foto: Fernando Dias/Secom SC)

 

Para os pecuaristas de Tocantins e Mato Grosso, a prorrogação vale até o dia 10 de dezembro. Em Goiás, o novo prazo será até o dia 11 de dezembro e em Alagoas e Amapá, até 15 deste mês. Nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o novo prazo é até 20 de dezembro. O Ceará tem até o dia 24; Bahia e Pará finalizarão, até o dia 30. Pecuaristas do  Maranhão, Piauí e São Paulo terão até dia 31 de dezembro para realizar a imunização.

Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação. Ao todo, espera-se imunizar cerca de 78 milhões de animais, de acordo com o Ministério da Agricultura. Além de vacinar os animais, o pecuarista deve fazer a declaração de vacinação ao serviço estadual de defesa sanitária.

"O Mapa, com apoio do Sindan, tem monitorado diariamente a situação da produção e distribuição de vacinas contra a febre aftosa nas unidades Federativas. Reforçamos que há vacina suficiente para toda a população alvo dessa etapa de novembro de 2021”, destaca o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes, referindo-se ao Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).

Ainda conforme o comunicado do Ministério da Agricultura, as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

 
Source: Rural

Leave a Reply