Skip to main content

Com o fenômeno clima´tico La Niña ganhando força ao longo do mês de novembro, diminui a pressão de chuvas sobre grande parte da área centro-sul do Brasil. Com isso, há previsões de chuva para os próximos cinco dias na faixa leste de Santa Catarina, leste do Paraná e leste do São Paulo. Por outro lado, os próximos dias serão marcados por ausência de chuva em praticamente todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai.

"Não devem ter chuvas capazes de reverter o quadro de redução de umidade pelo menos até o dia 10 de dezembro", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Lavoura de soja na região do Matopiba, na Bahia. Expectativa é de chuvas para estas áreas de acordo com a Rural Clima (Foto: Vinicius Galera/Ed. Globo)

 

O tempo se mantém fechado e chuvoso em grande parte das regiões produtoras da metade norte de Minas Gerais, algumas áreas da Zona da Mata Mineira, Espírito Santo, Rio de Janeiro. "Com isso, não descartamos que nesta quinta-feira (2/11), algumas áreas de instabilidade levem chuvas à faixa leste de São Paulo".

A partir de sexta-feira (3/11), esse sistema somado com uma nova frente fria mantém condições de chuva intermitentes sobre grande parte das áreas produtoras de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, enquanto em São Paulo o tempo volta a abrir, onde as temperaturas devem se elevar drasticamente.

saiba mais

Choque negativo da agropecuária afetou economia no 3º tri, avalia secretário do Ministério da Economia

StoneX ajusta previsão de safra de soja do Brasil a 145,1 mi t; vê recorde para milho

 

Toda a primeira quinzena de dezembro será marcada por chuvas contínuas e até mesmo em altos volumes em grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso e Goiás, e norte do Mato Grosso do Sul. Isso deve acontecer porque os corredores de umidade ainda se manterão sobre grande parte dessa faixa centro-norte do Brasil durante o mês. "A La Niña ganhou forças em novembro e com isso, deixa dezembro com pouquíssimas chuvas sobre o Sul, o que faz com que  os corredores de umidade se voltem para a faixa central e norte do Brasil", informa o agrometeorologista.

Há previsões de chuva generalizada para grande parte das regiões produtoras do sul do Maranhão, sul do Piauí, oeste da Bahia, Tocantins e Pará. A zona de convergência que se formou sobre a região centro-norte mantém os corredores de umidade bastante ativos sobre essa área do país levando chuvas quase que diárias. "Essas chuvas previstas para toda primeira quinzena de dezembro irá inviabilizar o dia a dia nas fazendas", diz Santos.
Source: Rural

Leave a Reply