Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Ao longo do século 20, o consumo de água aumentou em seis vezes — o dobro do crescimento da população mundial. Segundo estimativas da própria Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial, secas poderiam colocar 700 milhões de pessoas em situação de serem obrigadas a mudar seus locais de moradia por falta de água em 2030.  Hoje, 26 países enfrentam escassez crônica de água e a previsão é que em 2025 o problema afete 52 países e 3,5 bilhões de pessoas.

A produção de alimentos, fibras e bioenergia não é viável sem água. Sabendo disso, o agronegócio brasileiro, responsável por uma parte relevante da economia nacional, representando cerca de 26% do Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de quatro entre dez empregos no país, está atento a esse desafio e tem encontrado soluções inovadoras para otimizar o uso desse recurso.

Uma dessas soluções é o sistema de irrigação que usa tubos de polietileno com gotejadores que permitem a liberação de água e fertilizantes de maneira controlada, localizada e uniforme. Esse sistema diminui as perdas por evaporação e pode utilizar até metade do volume de água normalmente empregado em alguns sistemas de produção.

A irrigação por gotejamento aplicada no cultivo de cana-de-açúcar tem apresentado um aumento de produtividade superior a 100% se comparado com a média do sistema de produção de sequeiro.

Há casos em que o clima, o solo e a época de colheita possibilitam um incremento de produtividade superior a 200%. Esse foi o resultado alcançado pela empresa NaanDanJain, especialista em irrigação localizada e com larga experiência em projetos de irrigação de cana-de-açúcar. Ela utiliza gotejadores com tecnologia autocompensante (que controlam a vazão) e antissifão (que impedem a entrada de sedimentos no gotejador, quando enterrado).

A Braskem está envolvida no aperfeiçoamento e ampliação do uso dessas soluções e desenvolve sistemas disruptivos para vários setores da economia, inclusive para o agronegócio. São sistemas que promovem o aproveitamento mais eficiente dos recursos hídricos, permitem a otimização no uso de insumos, além de melhorar as condições de vida e trabalho no campo.

“A Estratégia Global de Desenvolvimento Sustentável da Braskem tem como objetivo guiar todos os esforços em direção a um futuro mais sustentável, e o desenvolvimento da plasticultura faz parte dessa jornada”, diz Ana Paiva, responsável por desenvolvimento de mercado da plataforma de Agronegócio na Braskem.

Essas soluções, cujas principais características são durabilidade, versatilidade, possibilidade de reaproveitamento e reciclagem, oferecem uma diversidade de benefícios, como aumento da produtividade, redução no consumo de água e otimização no uso de insumos, sem renunciar à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Ou seja, a frágil equação que exige redução da vulnerabilidade alimentar da população do mundo todo e adoção de soluções que impactem menos o meio ambiente já começa a ter algumas variáveis positivas.
Source: Rural

Leave a Reply