Skip to main content

O inverno no Hemisfério Norte, sob o fenômeno La Niña, costuma ser mais frio que o normal em algumas áreas da América do Norte e Ásia, além de acontecer entradas esporádicas de fortes ondas polares pela Europa. E o que isso tem a ver com o Agro? Preço de combustível. O mercado está de olho em eventuais quedas acentuadas de temperatura e aumento da demanda por petróleo em um momento em que não há grande excedente do combustível. E isso poderá impactar todo o globo, inclusive os custos do Agro no Brasil nos próximos meses, caso, naturalmente, a oferta não aumentar.

A chuva se manterá acima da média no norte de MG, ES, GO, norte de MT e boa parte das Regiões Norte e Nordeste (Foto: Climatempo)

 

Na América do Sul começando pelo café da Colômbia, a expectativa é de chuva acima da média não apenas em dezembro, mas até pelo menos fevereiro de 2022. Mais ao sul, dezembro será um mês menos chuvoso que o normal em boa parte da Argentina e do Uruguai. Ao longo do verão, as estiagens serão regionalizadas com eventuais perdas no milho e soja.

Se o La Niña aumenta a chance de estiagens no sul da América do Sul, normalmente traz chuva acima da média à Austrália. Apenas algumas poucas áreas no leste do país receberão menos chuva que o normal.

Outro local com previsão de chuva acima da média nos próximos meses é o centro e sul da África. Em dezembro, a precipitação ainda será irregular, mas deverá se intensificar sobre toda a região posteriormente.

saiba mais

Mudança no calendário de plantio da soja é contestada em Mato Grosso

Algodão beneficiado chegou a 95% da safra 2020/21, diz Abrapa

 

Dezembro

A precipitação avança ainda mais para norte e ficará acima da média no norte de MG, ES, GO, norte de MT e boa parte das Regiões Norte e Nordeste. Por outro lado, há previsão de chuva abaixo da média no Sul, em SP, MS, em GO e na porção sul de MT. Aumenta-se a chance de estiagem regionalizada no sul do RS.

A temperatura ficará elevada na maior parte do Brasil, com calor acima da média no Sul, no Sudeste e em grande parte do CO do país.

No Sul, a chuva enfraquece e fica abaixo da média em grande parte da Região Sul. Nas áreas mais ao sul do RS e no leste de SC, os acumulados mensais devem ficar próximos da média climatológica. Faz calor na região, acima da média.

Leia mais notícias sobre Tempo no site da Globo Rural

No Sudeste, a previsão é de chuva irregular com acumulado abaixo da média histórica em grande parte da Região, com exceção do norte de MG e no ES. Em SP, no centro-sul de MG, no Triângulo Mineiro e no RJ, ao contrário, a chuva será menos intensa que o normal, mas sem potencial para estiagens. O calor será intenso, com temperaturas acima da média em grande parte da Região.

No Centro-Oeste, a precipitação em dezembro migra para o centro e norte do Brasil, sendo mais intensa sobre o norte e oeste de MT. Por outro lado, a precipitação enfraquecerá em MS e no sul de MT, onde inclusive, há previsão de calor acima da média.

No Nordeste, espera-se chuva acima da média em toda a Região, embora isso ainda não implique em grandes acumulados no leste e norte do Nordeste por conta da época do ano. Somente a BA, PI e MA receberão chuva intensa. E mesmo com a chuva acima da média em todo o Nordeste, o leste da Região permanecerá sob temperatura acima da média histórica.
Finalmente, a chuva forte e acima da média alcança boa parte do Norte. Apenas em RR e no norte do TO terá pouca chuva, ficando abaixo da média climatológica. Por conta da precipitação frequente, a temperatura ficará próxima da média na Região.

saiba mais

Bloqueio europeu a commodities deve entrar em vigor já em 2022, avalia ex-adida comercial da França

Produtores devem manter excelente nível de rentabilidade, diz Agroconsult

 

La Niña moderado prorroga até outono

Em nova atualização, a Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), divulgou que o fenômeno La Niña moderado prorrogará até o outono 2022 ao invés de terminar no verão. Isso implicará em chuva abaixo da média no centro e sul do Brasil, significando que mesmo a segunda safra de milho sendo instalada mais precocemente, ela enfrentará déficit hídrico entre abril e maio no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Ainda assim, a produção do cereal no Brasil tende a ser bem maior que na última safra, já que a maior parte do plantio acontecerá dentro da janela ideal.

Antes disso, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, espera-se uma condição típica do La Niña com chuva acima da média nas Regiões Norte e Nordeste e no Estado de Mato Grosso e precipitação inferior e calor acima do normal no Sul.

*meteorologista da Climatempo
Source: Rural

Leave a Reply