Skip to main content

Um centro de baixa pressão localizado no litoral do Rio Grande do Sul mantém um corredor de umidade sobre grande parte da região central do Brasil. Portanto, a segunda-feira (29/11) deverá ser marcada por eventuais pancadas de chuva irregulares como já ocorre na fronteira entre Santa Catarina e o estado gaúcho. De acordo com a Rural Clima, enquanto chuvas generalizadas devem ocorrer sobre grande parte das regiões produtoras do Paraná e extremo norte de Santa Catarina, dificilmente o sistema levará chuvas ao Rio Grande do Sul durante o dia.

Última semana de novembro será chuvosa no Brasil, aponta Rural Clima (Foto: Getty Images)

 

Com isso, o sistema deixa o tempo instável em São Paulo, com nebulosidade e eventuais pancadas de chuva, principalmente durante a tarde. Já a partir de terça-feira (30/11), as chuvas generalizadas devem chegar à São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

A última semana de novembro será marcada por chuvas intermitentes sobre as regiões produtoras do Sudeste, em especial Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. "Essas condições podem inviabilizar os trabalhos de campo, como plantio da soja e tratos culturais. Por outro lado, os solos continuam com bons níveis de umidade", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Produtores devem manter excelente nível de rentabilidade, diz Agroconsult

Mudança no calendário de plantio da soja é contestada em Mato Grosso

 

No Centro-Oeste, a previsão segue igual aos últimos dias. A tendência é de muita chuva sobre grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. "As chuvas intermitentes seguem dificultando a realização dos tratos culturais, o desenvolvimento da soja e pode colocar em cheque a plena produtividade das lavouras de ciclo mais curto como a soja precoce e super precoce".

A tendência para o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é de uma segunda-feira (29/11) chuvosa, assim como a semana inteira. De acordo com o agrometeorologista, Pará, Tocantins e Maranhão devem ter os maiores volumes. Os próximos dez dias devem ser marcados por chuvas recorrentes em grande parte das áreas produtoras".
Source: Rural

Leave a Reply