Skip to main content

O caso das búfalas de Brotas (SP), encontradas com visíveis sinais de maus-tratos e abandono por organizações de defesa dos direitos dos animais, deve ser tratado como crime e também como um alerta. E não representa a relidade da pecuária brasileira. É o que afirmam a pecuarista Carmen Perez e a jornalista Flavia Tonin em carta aberta divulgada na internet, acompanhada de um abaixo-assinado reforçando o compromisso com o bem-estar animal.

Carmen Perez junto do seu rebanho. Pecuarista é referência em bem-estar animal (Foto: Divulgação)

 

"É inadmissível o abandono de qualquer ser vivo, levando a situação extrema que leve a morte por descuido. A ciência já mostrou que os animais são seres sencientes e uma ação extremada como essa, não pode ser considerada comum", dizem elas, no documento.

As autoras da carta afimam ainda que o caso deixa evidente a responsabilidade do produtor rural sobre seu animais. E ressalta que, a cada dia, por meio da ciência, há conhecimento sobre as necessidades dos animais e a importância de garantir seu bem-estar ao longo do processo produtivo.

"É muito importante evidenciar que isso não reflete a realidade da produção brasileira de carne e leite, já que os produtores têm o cuidado diário com seus animais, com boas práticas de produção favorecendo uma produção sustentável mesmo em anos de muita seca, como o que enfrentamos em 2020. A cada dia ampliam mais e mais seus cuidados e estão comprometidos com o bem-estar único, o que também envolve pessoas e todo o ecossistema", diz a carta.

saiba mais

Manifestantes protestam em frente a B3 contra crueldade no abandono de búfalas em Brotas-SP

 

Carmen Perez é conhecida pela defesa do bem-estar animal, um processo que começou na sua própria produção, quando passou a ter gerência sobre os negócios da família. A implantação de nosvas formas de lidar com os animais de criação ganhou o mundo e ela se tornou uma referência no assunto.

Junto com a jornalista Flávia Tonin, o direto Nando Dias Gomes e outros profissionais, Carmen lançou, recentemente, o documentário Quando ouvi a voz da terra, que narra a sua própria história, além das de outros pecuaristas que passarama ser referência nos cuidados com a criação de gado.

Entenda do caso

De acordo com ativistas pelos direitos dos animais, mais de 600 búfalas terem sido encontradas abandonadas à própria sorte em uma fazenda em Brotas, no interior de São Paulo. Segundo veterinários e ativistas que estiveram no local, a situação era assustadora, com bezerros e fêmeas agonizando diante da falta de alimento e água – o que gerou uma multa de mais de R$ 2 milhões ao proprietário do rebanho.

Segundo a Polícia Civil, o proprietário do rebanho chegou a ser preso em flagrante após uma denúncia anônima de maus tratos. Segundo o boletim de ocorrência, foram encontrados diversos animais mortos ou agonizando em valas improvisadas na propriedade após terem sido desprovidos de necessidades básicas, como água. Segundo pessoas que atuaram no resgate, o proprietário decidiu confinar os animais num curral sem alimento para arrendar as pastagens para o plantio de soja.

Neste domingo (28/11), ativistas pelos direitos dos animais protestaram em frente à B3, no centro de São Paulo, no mesmo local onde, antes, havia sido instalada uma escultura de um touro dourado, represnetando a força do mercado financeiro.
Source: Rural

Leave a Reply