Skip to main content

Morreu nesta terça-feira (23/11), em São José do Rio Preto (SP), uma das vozes mais conhecidas dos rodeios brasileiros: o locutor Barra Mansa, apelido de José Rodrigues Pereira, que fez sua carreira na Festa do Peão de Barretos. Ele tinha 64 anos e morreu, segundo sua assessoria publicou nas redes sociais, após complicações em uma cirurgia de hérnia.

Barra Mansa, locutor de rodeio, morreu nesta terça-feira (Foto: Reprodução/Facebook)

Emílio Carlos dos Santos, o Kaká, diretor do clube Os Independentes, que organiza a festa de Barretos, disse que Barra Mansa iniciou a carreira nos anos 80 e trabalhou no evento por mais de 35 anos, conquistando respeito e admiração dos peões nas arenas, além de muitos fãs.

“Barra Mansa era um ícone na locação de rodeios, um tenor das arenas. Era uma pessoa simples e humilde, mas muito competente. Vai ficar um vácuo muito grande, especialmente na locução do rodeio de equinos, no estilo cutiano. Uma grande perda para os rodeios”, disse Kaká.

O tricampeão mundial de rodeios Adriano de Moraes falou que Barra Mansa marcou toda uma geração de locutores de rodeio, inspirando grandes nomes que estão na ativa até hoje. “Na minha época como atleta, todos os competidores esperavam fazer uma montaria narrada pelo Barra Mansa. Eu tive esse privilégio. Hoje é um dia de luto para todos.”

saiba mais

PBR abre temporada brasileira de 2022 no Rodeio de Jaguariúna

José Vitor Leme superou contusão para se consagrar nas montarias em touros da PBR

 

Para Marcos Abud, diretor de rodeios que também trabalhou com Barra Mansa em Barretos, o amigo era muito engraçado e gostava de fazer versinhos. “Eu me lembro que ele sempre fazia a abertura da festa, tirando o chapéu e puxando a Ave Maria. E, diferente dos colegas de profissão, nunca descia para narrar dentro da arena. Ele dizia assim: gordo assim, como é que eu vou correr dos touros e cavalos?’”

Além de locutor de rodeios, Barra Mansa também foi radialista, cantor sertanejo e participou do casting da novela “Ana Raio e Zé Trovão”, da extinta Rede Manchete. No ano passado, ele narrou presencialmente provas de rodeio da Festa do Peão de Barretos (SP).

Era conhecido por se apresentar com o seguinte bordão: “Sou mensageiro da alegria,  portador da esperança.  Alô meu povo aqui quem fala é o Barra Mansa!!!”

Casado com Claudenice Santana de Lima Pereira, ele deixa os filhos Aline e Alvino. O velório e o sepultamento do corpo do narrador serão ainda nesta terça-feira, em  Adolfo (SP).
Source: Rural

Leave a Reply