Skip to main content

A garantia de fornecimento de fertilizantes para o Brasil pela Rússia, assegurada por indústrias e governo russos, traz segurança para as próximas safras agrícolas brasileiras e para a manutenção da produtividade das lavouras, avalia o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sergio De Zen. "O Brasil depende de insumos importados para manter a produtividade. Então, o principal objetivo foi o pacto dos fornecedores de que eles irão cumprir os contratos, e a garantia de que farão novos acordos assegurando o fornecimento nas próximas safras", disse De Zen, em nota.

Fertilizante (Foto: Getty Images)

 

A garantia russa de fornecimento ao Brasil foi anunciada na última quarta-feira (17) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em visita àquele país. As incertezas das indústrias e de produtores brasileiros com o cumprimento dos contratos pelos fornecedores russos veio após o país limitar a exportação de adubos nitrogenados e formulações complexas com nitrogênio por cotas máximas durante seis meses.

saiba mais

Ministra da Agricultura se reúne com russos e recebe garantia de fornecimento de fertilizantes

País já está falando em fazer fábrica de fertilizantes, diz presidente do BC

 

De acordo com a Conab, a Rússia representa cerca de 20% do total de fertilizantes importados pelo Brasil. Na avaliação de De Zen, o impacto das restrições russas nas próximas safras pode ser mitigado, mesmo que haja atraso nas entregas dos insumos. "Desde que seja planejado isso não deve influenciar na produção. Esse impacto poderia acontecer não na 2ª safra de milho 2021/22, e sim na safra 2022/23, pois o grão, embora seja plantando com fertilizantes, aproveita muito o resíduo da soja. Então, a quantidade de fertilizantes que se utiliza na 2ª safra é menor do que no cultivo da oleaginosa ou do milho 1ª safra", analisou o diretor da Conab.
Source: Rural

Leave a Reply