Skip to main content

A semana começa com tempo aberto no Sul do Brasil. A mesma situação deve ser verificada também no sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai. Não há previsão de chuvas para nenhuma área produtora para segunda-feira (22/11) e terça-feira (23/11), o que pode trazer apreensão aos produtores gaúchos, já que as chuvas da semana passada foram irregulares.

Tempo aberto no Sul e Sudeste marcam o início da semana (Foto:Divulgação)

 

Somente na quinta-feira (25/11) é que uma nova frente fria avançará sobre o sul do Rio Grande do Sul, e deve causar chuvas entre quinta e sexta-feira (26/11) para grande parte das regiões produtoras. "A tendência para a semana é de tempo aberto com tempo aberto e final de semana de chuvas generalizadas", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Sudeste

No Sudeste, assim como no Sul, o tempo aberto persiste no início da semana. As condições seguem plenas para a realização, tanto dos tratos culturais como a continuidade do plantio da nova safra de soja. Somente no norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo há possibilidades de eventuais pancadas de chuva, devido a presença de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico, na altura entre Espírito Santo e Bahia.

"Essa frente mantém um corredor de umidade possibilitando chuvas a qualquer hora do dia para o norte de Minas e do Espírito Santo. São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte do estado mineiro, o tempo segue aberto e com temperaturas altas pelo menos até sexta-feira (26/11)", informa Santos.

saiba mais

Previsão para safra de café da Colômbia é reduzida pelo USDA

Falta de chuva afeta produção de laranja e preço sobe; hortaliças mantêm tendência de alta no país

 

Centro-Oeste

Apesar desta segunda-feira (22/11) ter previsões de poucas pancadas de chuva, além de tempo aberto na região Centro-Oeste, a semana não deve ser assim. De acordo com a Rural lima, a partir desta terça-feira (23/11), áreas de instabilidade ganham força sobre o Mato Grosso e causam chuvas ininterruptas. "As condições continuam complicadas devido às chuvas intermitentes no Mato Grosso, Rondônia e Goiás. O tempo fechado, úmido e com baixas taxas de radiação solar tem trazido problemas para o pleno desenvolvimento de soja de ciclo mais curto", alerta o agrometeorologista.

saiba mais

Preço diferenciado e novas variedades devem estimular plantio de soja não-transgênica

PIB Agropecuário deve crescer 1% no 3º trimestre, projeta governo

 

Matopiba

Poucas nuvens e tempo aberto sobre o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) devem marcar o início da semana. Somente na quarta-feira (24/11), há possibilidades do retorno das chuvas generalizadas devido à presença de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria. Portanto, se o início de semana estarão extremamente favoráveis à continuidade do plantio da soja e milho, não será assim no restante da semana.

"Diferente do que ocorre no Centro-Oeste, a Bahia, Tocantins e o sul do Piauí e do Maranhão ainda se mantém com condições melhores, devido a abertura de sol que estão ocorrendo. Mas é fato que o excesso de dias chuvosos tem atrapalhado o pleno andamento do plantio".
Source: Rural

Leave a Reply