Skip to main content

A Segunda sem Carne de hoje vem diretamente do livro “Receitas (para quem ama o que é) do mar”, que traz pratos assinados por chefs renomados da culinária vegana. O projeto, desenvolvido pela Sea Shepherd Brasil, organização que atua na conservação dos seres marinhos, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a nutricionista vegana, Alessandra Luglio, reúne pratos que, originalmente, são feitos com frutos do mar, mas adaptados com ingredientes vegetais. A receita de hoje é da chef Natalia Luglio.

Arroz de "polvo" sem polvo (Foto: Sea Shepherd/Divulgação)

 

Ingredientes
2 xícaras de arroz parbolizado
6 folhas de alga nori picadas
1 xícara de cebola picada
2 xícaras de água (pode ser necessário adicionar um pouco mais)
6 dentes de alho picado
2 tomates em cubos
1 bandeja de cogumelos eryngui cortados em rodelas com tamanho similar aos de tentáculos de polvo
½ xícara de pimentão vermelho ou amarelo picado em cubos bem pequenos
1 colher de sobremesa de beterraba ralada
Sal a gosto
1 colher de chá de cúrcuma
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de salsinha picada

saiba mais

Livro reúne receitas veganas com substitutos de frutos do mar

Segunda sem Carne: como fazer bolinho de espinafre

 

Modo de preparo
Em uma tigela misture os cogumelos, a beterraba, 2 folhas de algas nori picadas, 1 dente de alho picado, 1 colher de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de água. Deixe marinar por 30 minutos.

Em uma panela, refogue o arroz em 1 colher de sopa de azeite. Quando estiver bem quente, adicione a cebola, o tomate, o pimentão, a cúrcuma, as algas nori e a água. Desligue assim que estiver cozido.

Em uma frigideira, grelhe os cogumelos marinados em 1 colher de sopa de azeite, tentando retirar ao máximo os temperos da marinada, para evitar que queime. Quando começarem a dourar, adicione o alho picado e frite bem, pode ser necessário mais azeite. Quando o alho estiver dourado, adicione a marinada, salgue e desligue assim que secar a água.

Misture metade dos cogumelos no arroz, acerte o sal e adicione metade da salsinha.
Coloque o arroz de polvo sem polvo na travessa ou panela que for servir, decore com o restante dos cogumelos e a salsinha.
Source: Rural

Leave a Reply