Skip to main content

 

Confira os destaques desta quinta-feira (18/11)

Hortaliças

(Foto: Divulgação)

 

Chuvas abaixo da média afetam a produção e a oferta de laranja, que tem preços em alta no mercado atacadista. A informação está no boletim Prohort, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (18/11), em Brasília (DF). O levantamento é baseado nos valores praticados nas principais centrais de abastecimento (Ceasas) do país. Entre as hortaliças que fazem parte da pesquisa, o Prohort mostra que a tendência ainda é de alta de preços, especialmente de batata e tomate.

Mercado e desmatamento

(Foto: Reprodução/Imazon)

 

Proteção de florestas e o fim do desmatamento ilegal serão ainda mais cobrados nas importações, condicionando as compras à transparência. Quem depende das exportações, como o Brasil, deve se preparar para rastreabilidade de ponta a ponta. No entanto, a realidade brasileira é de mais um recorde de desmatamento na Amazônia, segundo os números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) relacionados ao mês de outubro. Diante deste cenário, especialistas dizem que a política interna tenta flexibilizar o conceito de desmatamento com o objetivo de driblar tamanha exigência do mercado externo sem perder protagonismo no cenário internacional.

PIB Agropecuário

(Foto: Secretaria de Agricultura do Paraná/Divulgação)

 

O Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária deve crescer 1% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período no ano passado, de acordo com o projetado pelo Ministério da Economia, no Boletim MacroFiscal de novembro, divulgado na quarta-feira (17/11) pela Secretaria de Política Econômica (SPE). Em relação ao segundo trimestre de 2021, a expectativa é de estabilidade no desempenho do setor.

Inflação

(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

 

A resiliência da inflação será o grande problema da economia brasileira em 2022, disse hoje (17) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, as previsões de baixo crescimento para o próximo ano podem não se confirmar, com os mais pessimistas do mercado se surpreendendo com as previsões de crescimento entre 0% e 1% do Produto Interno Bruto (PIB).

Importação de bens de capital

(Foto: Thinkstock)

 

O setor agropecuário investiu mais na importação de bens de capital e de insumos para a produção em outubro, o que sinaliza uma expectativa favorável para os negócios nos próximos meses, segundo os dados do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Em outubro, o volume importado de bens de capital cresceu 32,7% em relação ao mesmo mês de 2020. Já as importações de máquinas e equipamentos para a agropecuária registraram um salto de 112,2% no período.

Conselho Internacional de Grãos

(Foto: REUTERS/Jorge Adorno/File Photo)

 

O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) reduziu em 3 milhões de toneladas sua previsão de produção global de grãos na temporada 2021/22, de 2,290 bilhões para 2,287 bilhões de toneladas, de acordo com relatório mensal divulgado nesta quinta-feira. Apesar do corte, o volume representa alta de 3,4% na comparação com 2020/21 e, se confirmado, será recorde. O ajuste foi motivado principalmente por uma menor estimativa de produção para o trigo, apesar do aumento na previsão da safra de milho.

Novo contrato futuro

(Foto: Marcus Steinmeyer)

 

A bolsa brasileira (B3) inicia no próximo dia 29 de novembro as negociações com o contrato Futuro de Soja Brasil, de hedge para o grão. Baseado no preço de exportação da commodity no Porto de Santos e liquidação calculada em dólares por tonelada (índice S&P Global Platts), o derivativo foi desenvolvido em parceria com a Bolsa de Chicago (CME).

Sustentabilidade no automobilismo

 

(Foto: Mitsubishi)

 

Mitsubishi Motors e Atvos, a segunda maior produtora de etanol do Brasil, firmaram parceria para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nos Rallies Mitsubishi de 2021 e 2022. A expectativa é compensar 282 toneladas de CO2 em cada temporada, o equivalente ao plantio de 78,9 mil árvores. O acordo considera as emissões diretas e indiretas das competições de 2021, inclusive a deste sábado em Mogi Guaçu (SP), que encerra a programação do ano, e de todo o ano que vem. No total, são cerca de 50 eventos. Foi criado também o selo MIT4Zero, que fará parte da identidade visual do calendário para mostrar que as emissões da prova serão neutralizadas.

Investigação

(Foto: MPRS)

 

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou nesta quinta-feira (18/11) uma operação para desmontar esquema suspeito de crime contra a saúde pública. Os investigados estariam misturando carne de cavalo ao alimento fornecido para restaurantes em Caxias do Sul (RS), num volume de 800 quilos por semana. Seis pessoas foram presas. Foram cumpridos quinze mandados de busca e apreensão, com oito alvos no âmbito da investigação.

Mandioca gigante

(Foto: José Roberto/Arquivo pessoal)

 

O agricultor José Roberto Mendes Ferreira, de 63 anos, colheu uma mandioca gigante em sua fazenda, em Silvânia, no estado de Goiás. De acordo com o homem, a raiz tem um 1,7 metro de comprimento e foi plantada há cerca de dois anos. A colheita da mandioca aconteceu na terça-feira (18/11). José afirma que essa foi a primeira vez que ele colheu um tão grande.
Source: Rural

Leave a Reply