Skip to main content

Áreas de instabilidade ainda mantém um corredor de umidade sobre grande parte da região central do Brasil desde a Amazônia, e levam chuvas generalizadas para para o Sudeste e Centro-Oeste brasileiros nesta sexta-feira.

O excesso de dias chuvosos começam a preocupar produtores do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais por impossibilitar a entrada no campo (Foto: CCommons/Pexels)

 

De acordo com a Rural Clima, o dia será marcado por tempo fechado em grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, e tempo aberto no Sul do Brasil. "Além de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até Paraguai, o tempo se mantém aberto no oeste da Bahia, Piauí e Maranhão", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

O boletim informa que o avanço desse sistema para o norte da região Sudeste deve canalizar novas áreas de instabilidade deixando o tempo ainda mais instável e com chuvas a qualquer hora do dia em grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste, litoral nordestino e toda faixa leste de Santa Catarina e do Paraná.

saiba mais

Falta de chuva afeta produção de laranja e preço sobe; hortaliças mantêm tendência de alta no país

Clima favorável acelera plantio da safra nova e pressiona preços da soja

 

Aos poucos, o sistema avança e a previsão é que as regiões produtoras do oeste da Bahia, Tocantins e sul do Piauí tenham chuvas no domingo (21/11). "Se as condições estão favoráveis ao plantio em todas as regiões produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia), a partir de segunda-feira (22/11) para terça-feira (23/11), o tempo vira e volta a chover de forma generalizada atrapalhando o andamento do plantio da nova safra de soja", alerta Santos.

Já essas chuvas no Sudeste, principalmente em São Paulo, "favorecem demais as lavouras de cana-de-açúcar, café, citros e outras culturas por conta da elevação dos níveis de umidade do solo".

saiba mais

Ministério da Agricultura registra 47 novos defensivos

PIB Agropecuário deve crescer 1% no 3º trimestre, projeta governo

 

O excesso de chuva em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, previsto entre sexta (19/11) e terça-feira (23/11), preocupa os produtores locais, porque elas já começam a fazer com que as plantas de soja entrem em um processo de amarelecimento, em razão da baixa taxa de luminosidade. "Muitas lavouras começaram a apresentar reduções no seu potencial produtivo, abortamento dos botões florais e grandes preocupações com relação à doenças em ervas daninhas. Os dias chuvosos têm impossibilitado a entrada dos produtores no campo para realizar as pulverizações", informa o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply