Skip to main content

A presença de áreas de instabilidade fez chover entre quarta-feira (17/11) e quinta-feira (18/11) no Rio Grande do Sul, mas aquém do necessário para as regiões produtoras. Há registros de chuvas volumosas, porém na maioria das regiões, de forma irregular. De acordo com a Rural Clima, a tendência para esta quinta-feira é de chuvas no norte do estado gaúcho, na região de divisa com Santa Catarina.

Excesso de chuva pode atrapalhar o pleno andamento do plantio de soja em várias regiões produtoras (Foto: Teresa Raquel Bastos / Editora Globo)

 

Santa Catarina e Paraná manterão condições favoráveis à continuidade do plantio da nova safra de soja e ao pleno desenvolvimento das lavouras de milho, frutíferas, café, cana-de-açúcar e arroz. "No Rio Grande do Sul, as coisas começam a ficar preocupantes, porque nas áreas que as chuvas foram extremamente irregulares, o milho começa a reduzir seu potencial produtivo. Ou seja, mais um ano onde a produção de milho verão poderá sofrer perdas no RS", alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Sudeste

A frente fria vinda do Sul do Brasil mantém o tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia em grande parte das regiões produtoras de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul e sudoeste de Minas Gerais. Na sexta-feira (19/11), a previsão é de chuvas generalizadas sobre as regiões produtoras de todos os estados do Sudeste.

Ao longo do final de semana, o sistema avança sobre o estado fluminense e leva chuvas mais organizadas e em alto volumes sobre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. De acordo com o agrometeorologista, essas chuvas elevarão os níveis de umidade do solo e mantém uma condição favorável ao desenvolvimento das lavouras de cana, café, laranja e outras culturas. "Além disso, favorece a manutenção das boas condições para o plantio da nova safra de soja que vem avançando a passos largos e já se encaminha para sua finalização em São Paulo".

saiba mais

Clima favorável acelera plantio da safra nova e pressiona preços da soja

Plantio de soja da safra 2021/2022 alcança 78% da área total, diz AgRural

 

Por outro lado, as chuvas em Minas Gerais podem trazer preocupação, já que estão ininterruptas no estado mineiro há alguns dias. Essa condição pode dificultar a entrada no campo para realizar os tratos culturais e a baixa radiação solar pode interferir na produtividade.

Centro-Oeste

As chuvas não dão trégua para as regiões produtoras do Mato Grosso, Goiás, Rondônia e norte do Mato Grosso do Sul. Elas tem trazido preocupação aos produtores, já que impossibilitam a entrada no campo para a realização dos tratos culturais, como as pulverizações. Também, já começam a ocorrer o amarelecimento de algumas lavouras de soja devido à baixa luminosidade. As chuvas ininterruptas, que acontecem há mais de 10 dias, também já causam perdas no potencial produtivo nas lavouras precoces e super precoces.

saiba mais

Preços do milho mantêm queda no mercado brasileiro

Brasil importou 1,8% mais trigo em outubro

 

"Os próximos dias serão marcados por chuvas regulares, muitas vezes acima da média, impossibilitando a entrada no campo e a redução nas taxas de fotossíntese. Ou seja, podemos ter, assim como em 2018, uma redução na produção da soja precoce e super precoce", alerta o agrometeorologista.

Matopiba

No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a tendência é de tempo relativamente aberto, principalmente no oeste da  Bahia e sul do Piauí nas próximas 48 horas. No entanto, o avanço da frente fria que está, hoje, no sul do país, deve deixar o tempo instável e com chuvas recorrentes em grande parte das regiões produtoras. Com essa frente fria avançando, "o tempo deve se manter fechado e com chuvas na próxima semana, atrapalhando o andamento do plantio de soja, além dos tratos culturais", afirma Santos.
Source: Rural

Leave a Reply