Skip to main content

 

Confira os destaques desta segunda-feira (15/11)

Capital externo

(Foto: Ministério da Agricultura)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu, nesta segunda-feira (15/11), a redução da burocracia no acesso a recursos estrangeiros no Brasil e o acerto de "aspectos tributários" relacionados ao fluxo de capital externo no país. Ela fez as afirmações em Dubai, nos Emirados Árabes, onde integra a comitiva do presidente Jair Bolsonaro. Em pronunciamento, a ministra destacou possibilidades de investimentos no agronegócio brasileiro, mencionando de forma particular os títulos verdes, de acordo com comunicado divulgado pelo Ministério.

Produtos de áreas de desmatamento

(Foto: © AFP e Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

 

A União Europeia deve apresentar nos próximos dias uma proposta para proibir a importação de produtos de áreas de desmatamento, que deve incluir itens como carne, cacau e óleo de palma. De acordo com o publicado pela Agência italiana ANSA, só terá acesso ao mercado quem comprovar que sua produção não está ligado à destruição de florestas. Ainda conforme a publicação, o bloco poderá usar imagens de satélite para comprovar as declarações de proveniência dos produtos. A ideia da proposta foi divulgada em meio a entraves para a ratificação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que tem em questões ambientais um dos seus principais impasses.

Agricultura sustentável

(Foto: Marcelo Min/Fotogarrafa/Ed. Globo)

 

Representantes de países reunidos em Glasgow, na semana passada, na COP26, decidiram manter ativo o Grupo de Trabalho Conjunto em Agricultura Koronivia, ligado às ações da Organização das Nações Unidos contra as Mudanças do Clima. A informação é do Ministério da Agricultura. De acordo com a pasta, o grupo tem por objetivo promover modelos de agricultura sustentável pelo mundo. Em comunicado, o Mapa considerou histórica a decisão de manter o grupo ativo. De acordo com o Ministério, a expectativa era de que o Koronivia encerraria suas atividades na COP26, mas a continuidade foi garantida, inclusive, com articulação brasileira.

Usina no Paraguai

(Foto: Divulgação/BSBIOS)

 

A BSBIOS anunciou, nesta segunda-feira (15/11), ter dado início às obras de infraestrutura na área onde abrigará o projeto Omega Green, no Paraguai. De acordo com a empresa, o complexo tem investimento previsto de US$ 1 bilhão em uma planta de produção de biocombustíveis de segunda geração. O início das operações da biorrefinaria está previsto para 2025, informa comunicado. No comunicado, a empresa informa que as obras estão sendo realizadas em um terreno de 484 hectares, em Villeta, a 45 quilômetros de Assunção, capital paraguaia. 

O "paraíso" dos empreendedores

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

Em meio a revisões sucessivas das taxas de crescimento do país para o próximo ano feitas por economistas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira em Dubai que o Brasil está se tornando um "paraíso" para os empreendedores, com juros mais baixos e aumento da atividade favorecendo investimentos. Na abertura do fórum "Invest in Brazil", Guedes defendeu que, neste novo momento, os Emirados Árabes seriam sócios ideais para investir no Brasil e ressaltou que a "reciclagem dos petrodólares" pode ser aplicada em empreendimentos como o Porto de Santos.

Indicação geográfica

(Foto: Editora Globo)

 

Tradicional polo de produção de bananas do Estado de São Paulo e do país, a região do Valor do Ribeira está dando início a um projeto para obter a Indicação Geográfica para a fruta produzida na região. Produtores apostam na tradição e qualidade para obter a certificação da fruta, cultivada em 30 mil hectares na região, no interior paulista.

Contêineres

(Foto: REUTERS/Hannah McKay)

 

A crise logística global, com escassez de contêineres e embarcações, tem sobrecarregado terminais e atrasado a entrega de mercadorias. "A crise vai piorar antes de melhorar, e isso que estamos vendo é só o início de um problema", afirma diretor da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres.
Source: Rural

Leave a Reply