Skip to main content

Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do sistema Deter, divulgados nesta sexta-feira (12/11), indicam que houve desmatamento em 876,56 quilômetros quadrados na Amazônia em outubro. É um recorde para o mês na série histórica iniciada em 2016, que depõe contra o discurso que o Brasil tem levado para a Conferência do Clima (COP26), que se encerra também nesta sexta.

Os alertas de desmatamento em outubro foram maiores no Pará, cuja área degradada corresponde a 500,5 km² (57% do total). Em seguida estão Amazonas (116 km²) e Mato Grosso (105 km²). Quando comparado com 2020, a área desmatada aumentou em 5%.

saiba mais

COP26: novo esboço pede mais ação pelo clima, mas faz concessões

 

Pará, Amazonas e Mato Grosso foram os estados mais desmatados em outubro de 2021, contribuindo para o recorde da série histórica do Deter-B (Foto: Verde Brasil/17)

 

Ao analisar os municípios mais devastados, os três com maiores áreas degradadas são paraenses: Altamira, Uruara e Portel. Também aparecem áreas de proteção desmatadas. Quase 10 km² suprimidos na Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) e mais de 7 km² na Floresta Nacional do Jamanxim (PA), entre outros territórios que deveriam estar protegidos. 

“Enquanto o governo federal tenta vender o Brasil como potência verde na COP26, a verdade é que o desmatamento em outubro bateu mais um recorde e vem sendo impulsionado pela política antiambiental do presidente, do Ministério do Meio Ambiente com apoio de parte do Congresso Nacional”, declara Rômulo Batista, porta-voz da campanha Amazônia do Greenpeace.

saiba mais

Pasto bem cuidado pode reduzir em até 12% as emissões de metano da pecuária

 

Estimativas do Observatório do Clima apontam que a maior parte (46%) dos gases estufa emitidos pelo Brasil são provenientes do desmatamento. No ano passado, em plena pandemia, o aumento das emissões no país foi de 9,5%. No mundo, houve redução de cerca de 7%.

“As emissões acontecem no chão da floresta, não nas plenárias de Glasgow. E o chão da floresta está nos dizendo que este governo não tem a menor intenção de cumprir os compromissos que assinou na COP26”, comenta Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

saiba mais

O que pode acontecer com quem não cumprir metas do clima anunciadas na COP26?

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply