Skip to main content

O ano de 2021 tem sido bastante desafiador para o agricultor e para o mercado nacional de fertilizantes. Atravessamos um momento de aumento expressivo de consumo de adubos, com uma relação dificultosa de oferta e demanda no Brasil e no mundo. Estamos falando de uma atividade de exploração mineral, que não possibilita o aumento da oferta na mesma velocidade da demanda, principalmente sob a ótica da sustentabilidade. A boa notícia para o produtor rural é que teremos fertilizantes para todos este ano e, analisando-se pelo prisma da Mosaic Fertilizantes, há otimismo em relação a 2022 para nossos clientes.

 

É necessário, porém, dividir algumas incertezas que pairam no mercado. Nas últimas semanas têm sido frequentes as notícias relacionadas ao abastecimento chinês, que passa por crise energética e pressão inflacionária. Temos também uma situação de potencial bloqueio econômico a um grande produtor de potássio no mundo, a Bielorrússia, previsto para o início de dezembro. Esses dois cenários podem gerar impactos relevantes em terras brasileiras.

Ao agricultor que tem que tomar uma decisão importante e planejar os próximos passos, especialmente com a safrinha, é fundamental a atenção à escolha do fornecedor de insumos agrícolas: opte sempre por aquele que oferece uma matriz de abastecimento segura; considerando dependência de matérias-primas internacionais, eficiência em logística e composições que trazem avanços de produtividade e aumento da rentabilidade.

Leia mais análises e opiniões em Vozes do Agro

Com esse investimento em tecnologia somado a condições ideais de clima e aumento de áreas, temos o cenário completo para o tão esperado recorde de 300 milhões de toneladas na safra 2021/22. Acrescentando a oferta de fertilizantes necessária para a demanda doméstica, teremos o cenário absolutamente perfeito para que a safra brasileira de grãos seja a melhor de todos os tempos.

O momento é favorável, mas é preciso boas escolhas. Não se trata de ser otimista e sim de reconhecer que o agricultor brasileiro investe em tecnologia e reconhece os resultados trazidos por ela. Essa inteligência de empregar compostos destinados a ganhos de produtividade está, cada vez mais, conquistando o campo: estamos falando de um crescimento de 20% da fertilização de performance, que confere incrementos numéricos positivos ao agricultor. Somando-se aos bons preços das commodities agrícolas, a rentabilidade pode gerar expressivo ganho adicional, se equiparando aos bons números dos anos 2019 e 2020.

Apesar de todas as incertezas que pairam no cenário agrícola, muito além do otimismo, é preciso um trabalho de gestão responsável no campo, com escolhas inteligentes que permitirão ao agricultor continuar prosperando não somente na safrinha, mas em todas as próximas colheitas.

*Eduardo Monteiro é vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizantes

**As ideias e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não representam, necessariamente, o posicionamento editorial da revista Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply