Skip to main content

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou, nesta quarta-feira (10/11), ter autuado sete produtores de mudas de citros e suspenso a comercialização de 43 mil mudas em solo, em uma operação de fiscalização realizada nesta semana. A ação foi feita em conjunto com o Instituto Mineiro de agropecuária (IMA), na região do município de Dona Eusébia (MG).

Segundo o Ministério da Agricultura, mudas de citros não podem ser cultivadas diretamente no solo (Foto: Reprodução/Programa Globo Rural)

 

Segundo o Mapa, a fiscalização teve como objetivo verificar o cumprimento da legislação, em particular de inscrição e credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Além do atendimento de normas específicas relacionadas à cadeia de citros, entre elas a exigência de que a produção de mudas não seja em solo, mas em substrato.

Todas as exigências relacionadas à produção de mudas, bem como regulamentação específica para a citricultura, estão previstas na Instrução Normativa 48, de 2013, pontua o Ministério, no comunicado. De acordo com a pasta, o segmento tem regulamentos técnicos mais detalhados pela sua importância no agronegócio nacional e pela diversidade de doenças e pragas que podem afetar os pomares do país.

No comunicado, o Mapa destaca que a irregularidade detectada na fiscalização em Dona Euzébia não reflete a realidade da maioria dos produtores de mudas de citros do Brasil, que cumprem exigências regulatórias e disponibilizam plantas com garantia de qualidade.

saiba mais

Justiça de Londres aceita ação movida por citricultores contra donos da Cutrale

Uso de drones mata 80% dos insetos que transmitem o greening, diz pesquisa

 
Source: Rural

Leave a Reply