Skip to main content

 

Confira os destaques desta quarta-feira (10/11)

Entre o pãozinho e a ração

(Foto: Divulgação)

 

A escassez e o preço do milho neste ano vêm colocando sob pressão o mercado de trigo. Moinhos brasileiros estão disputando o cereal com a indústria de ração, já que o grão pode substituir, pelo menos em parte, o milho no preparo da alimentação dos animais. A disputa só não é mais acirrada porque a safra da matéria-prima do pãozinho nosso de cada dia é uma das maiores dos últimos anos, devendo chegar a 8,190 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume é quase 2 milhões maior do que o colhido em 2020.

Inflação

(Foto: Divulgação)

 

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 1,25% em outubro, o maior índice para o mês desde 2002, quando o IPCA foi de 1,31%. Com isso, o indicador acumula alta de 8,24% no ano e de 10,67% nos últimos 12 meses. No período de 12 meses imediatamente anteriores, a alta havia sido de 10,25%. Em outubro de 2020, a variação mensal foi de 0,86%. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bolsonaro e a inflação

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

Pouco depois de o IBGE divulgar uma nova alta da inflação oficial do país nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro culpou, em entrevista a uma rádio do Espírito Santo, "certos impostos" e as medidas de restrição adotadas por Estados e municípios para conter a disseminação da Covid-19 pela alta dos preços.

Frango e suíno

(Foto: ABPA/Divulgação)

 

As exportações de carne suína e de frango aumentaram no mês de outubro, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa o setor. Na ausência da carne bovina, sob embargo há mais de dois meses, a indústria de aves e suínos viu a demanda da China aumentar no mês passado, com o país asiático mantendo o posto de principal destino dos produtos do setor.

Metano na pecuária

(Foto: Fazenda Água Viva/Divulgação)

 

Dentre todas as alternativas existentes para reduzir as emissões de metano do rebanho bovino, como enzimas e aditivos incluídos na ração animal, a maior contribuição talvez esteja em um processo mais elementar da criação de gado: o manejo de pastagens. Um pasto bem cuidado pode significar até 12% menos de emissões do gás formado no processo de digestão dos animais, de acordo com estudos. Muitos desses trabalhos são concentrados em pecuária leiteira e em países de clima temperado, mas podem ser um indicativo do potencial da pecuária de corte na redução dos níveis de metano na atmosfera, diz o professor do departamento de zootecnia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Luciano Cabral.

Soja de desmatamento

(Foto: REUTERS/Jorge Adorno/File Photo)

 

Líderes da indústria de alimentos do Reino Unido assinaram nesta terça-feira (9/11), o "Manifesto da Soja do Reino Unido", no qual se comprometem a cortar o produto do desmatamento e da destruição ambiental das cadeias de suprimento o mais rápido possível, até 2025, o mais tardar. Os signatários incluem 27 marcas, varejistas, empresas de serviços de alimentação e produtores de gado que operam no Reino Unido, representando quase 2 milhões de toneladas de compras de soja a cada ano e mais da metade (quase 60%) do consumo total do Reino Unido.

Embargo da China

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

Importadores de carnes em geral estão impondo barreiras comerciais travestidas de barreiras sanitárias como forma de pressionar preços e defender seu mercado doméstico. A análise é de Wagner Yanaguizawa, especialista em proteína animal do Rabobank, e explica tanto as barreiras da Arábia Saudita ao frango brasileiro quanto a demora da China em reativar as importações de carne bovina, interrompidas desde 4 de setembro, o que levou a uma queda de 49% das exportações brasileiras do produto em outubro. O banco apresentou nesta quarta (10/11) suas perspectivas para o agronegócio em 2022.

COP26

(Foto: REUTERS/Phil Noble)

 

Os anfitriões britânicos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) em Glasgow estão propondo que os países mostrem mais ambição no corte de emissões de gases de efeito estufa até o ano que vem em um esboço de decisão política que será negociado ao longo dos próximos três dias. A proposta sublinha os receios de especialistas e ativistas do clima de que exista uma grande disparidade entre as atuais promessas nacionais e os cortes de emissões rápidos que são necessários para impedir que o mundo mergulhe em uma crise climática propriamente dita.

Agricultura familiar

(Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu mais uma linha de crédito subsidiado, no âmbito do Plano Safra 2021/22, por causa "do nível de comprometimento de recursos", segundo circular no site do banco de fomento. Desta vez, foi uma linha do Pronaf Investimento, destinada à aquisição isolada de matrizes, reprodutores, animais de serviço, sêmen, óvulos e embriões. Desde que o ano-safra 2021/22 se iniciou, em 1º de julho, o BNDES vem anunciando a suspensão temporária de novos pedidos de financiamento de várias linhas de crédito rural por causa do esgotamento dos recursos disponíveis.

Micotoxinas no trigo

(Foto: Divulgação)

 

As micotoxinas são compostos químicos produzidos por fungos, que se fixam em grãos – como o trigo – para crescer e proliferar. Essas substâncias são tóxicas e, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), são um dos grandes responsáveis pela contaminação mundial de alimentos, cerca de 25% dos casos. O trabalho para reduzir os riscos de contaminação começam no campo e passam por todo o processo produtivo.
Source: Rural

Leave a Reply