Skip to main content

Líderes da indústria de alimentos do Reino Unido assinaram nesta terça-feira (9/11), o "Manifesto da Soja do Reino Unido", no qual se comprometem a cortar o produto do desmatamento e da destruição ambiental das cadeias de suprimento o mais rápido possível, até 2025, o mais tardar. Os signatários incluem 27 marcas, varejistas, empresas de serviços de alimentação e produtores de gado que operam no Reino Unido, representando quase 2 milhões de toneladas de compras de soja a cada ano e mais da metade (quase 60%) do consumo total do Reino Unido.

Indústria de alimentos britânica anuncia compromisso contra soja de áreas de desmatamento (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Conforme o comunicado das companhias, os signatários concordam em estabelecer um compromisso robusto de desmatamento e livre de conversão – de modo que nenhuma soja que chegue ao Reino Unido seja responsável pelo desmatamento ambiental para a agricultura após janeiro de 2020; pedir aos fornecedores diretos que adotem o mesmo compromisso – e exigir que os seus fornecedores também; escrever os compromissos do Manifesto em contratos e apoiar os fornecedores para garantir que as metas sejam cumpridas; compartilhar publicamente os detalhes de seu progresso; e apoiar relatórios aprimorados, a fim de verificar se a soja que chega ao Reino Unido não é responsável pelo desmatamento ou destruição de outros ecossistemas.

O consumo de soja do Reino Unido – 3,5 milhões de toneladas em 2020 – embora pequeno em termos globais, está contribuindo para a pressão sobre paisagens biodiversas como o Cerrado, a Mata Atlântica, o Gran Chaco e a Chiquitânia na América do Sul. De acordo com as empresas, o consumo de soja no Reino Unido em 2017 levou a um desmatamento estimado em 3.081 hectares, uma área duas vezes maior que a cidade de Londres. A soja é um dos principais contribuintes para o desmatamento e a pegada de conversão do Reino Unido hoje. A maior parte dessa soja é usada na forma de ração animal.

saiba mais

COP26 deve dar resposta sobre financiamento e governança da economia de baixo carbono

Estudo estima redução média de 44% nas emissões de gases em 25 fazendas na América do Sul

 

As companhias dizem que os mercados globais precisam fornecer incentivos financeiros e suporte técnico para impulsionar a produção sustentável. Os governos em países e regiões produtores e consumidores também têm um papel importante a desempenhar.Segundo as empresas, a conversão de florestas e outros ecossistemas para a produção agrícola – incluindo a produção de soja, palma, carne bovina e madeira – é um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas, além de impulsionar a perda de biodiversidade.

Quase um quarto (23%) das emissões globais de gases de efeito estufa causadas pelo homem vêm da agricultura, silvicultura e outros usos da terra, e a maioria dessas emissões se deve ao desmatamento . Não precisa ser assim: commodities agrícolas e florestais podem ser cultivadas sem destruir ainda mais a vegetação nativa.

A lista completa de signatários do Manifesto do Reino Unido inclui: Sisters Food Group ABP UK Aldi GB Asda Avara Foods Co-op Cranswick Plc Danish Crown Danone UK and Ireland Dunbia Greencore Group Plc Hilton Food Group Plc Iceland Foods Ltd Kepak Group KFC UK & Ireland Lidl GB Marks and Spencer McDonald's UK & Ireland Wm Morrison Supermarkets Plc Nandos UK & Ireland Nestlé UK and Ireland Ocado Oscar Mayer Pilgrims UK Sainsburys Tesco Stores Ltd Waitrose & Partners
Source: Rural

Leave a Reply