Skip to main content

 

Confira os destaques desta terla-feira (9/11)

Oferta e demanda

(Foto: REUTERS/Jorge Adorno/File Photo)

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu nesta terça-feira sua projeção para a produção doméstica de soja e elevou a de milho em 2021/22. Em seu relatório mensal de oferta e demanda, a agência estimou a safra de soja em 4,425 bilhões de bushels (120,44 milhões de toneladas), ante 4,448 bilhões de bushels (121,07 milhões de toneladas) em outubro.

Comercialização de açúcar

(Foto: Thinkstock)

 

As usinas sucroenergéticas fixaram, em outubro, preços para 1,2 milhão de toneladas de açúcar da safra 2022/2023, com valor médio de R$ 2,48 mil por tonelada, estima a Archer Consulting. O diretor da consultoria, Arnaldo Corrêa, pontua, em boletim, que o resultado não pode ser considerado ruim, levando-se em conta que o volume de negócios com a commodity na Bolsa de Nova York foi o mais baixo desde dezembro do ano passado.

Desoneração da folha

(Foto: Getty Images)

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) defendeu, nesta terça-feira (9/11) que seja mantida a desoneração de folhas de pagamento de diversos setores da economia, inclusive da cadeia agroindustrial. Para a entidade que representa a cadeia produtiva de aves e suínos, o fim da desoneração pode aumentar custos e pressionar a inflação.

Preços de combustíveis

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira convite para ouvir os ministros da Economia, Paulo Guedes, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, sobre aumentos dos preços dos combustíveis no país. O pedido para chamar as autoridades foi feito pelo presidente da CAE, Otto Alencar (PSD-BA), e, por se tratar de convite, não há obrigação que eles compareçam. Também não foi agendada uma data para as audiências.

Pesca rastreável

(Foto: Thinkstock)

 

O Brasil liberou dados de rastreamento de 1,4 mil barcos de pesca industrial pela plataforma Global Fishing Watch (GFW), plataforma criada em com o objetivo de monitorar embarcações de pesca em escala global. Em comunicado, a Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, avalia que a abertura dos dados visa apoiar a ciência e a gestão da pesca no país.

Promoção do agronegócio

(Foto: Raylton Alves/Agência Ana)

 

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse nesta terça-feira (9/11) que o governo quer recuperar e aumentar o número de ações presenciais e híbridas para promoção do agronegócio brasileiro no exterior. Com a perspectiva de melhora das condições sanitárias da pandemia de covid-19, segundo ele, será possível ampliar a participação de pequenas e médias empresas em feiras internacionais no ano que vem.

Ajuda internacional

(Foto: Reprodução/Ministério Meio Ambiente)

 

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse nesta terça-feira (9/11), em Glasgow, na Escócia, que a proposta dos países ricos ajudarem as nações em desenvolvimento com US$100 bilhões anuais para financiar ações de preservação ambiental e de enfrentamento às mudanças climáticas tornou-se insuficiente diante da urgência do mundo transformar o atual modo de produção.

Gases na pecuária

(Foto: Divulgação)

 

Fazendas parceiras da Minerva Foods, uma das maiores empresas do setor de carne bovina do Brasil, emitiram 44% menos gases de efeito estufa (GEE) em comparação com a taxa média mundial para emissões na produção de carne bovina, estimada em 19,9 tCO2e/ por tonelada de carne produzida. Foi o que apontou, ainda de forma inicial, um estudo feito em parceria da indústria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), organização não governamental brasileira. Os resultados foram divulgados durante a COP 26, em Glasgow, na Escócia, informou a empresa, em comunicado.

Plano Safra Verde

 

(Foto: Gabriel Faria/Embrapa)

 

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura (Mapa), Fernando Camargo, disse, na segunda-feira (8/11) ter certeza que "o Plano Safra do ano que vem será absolutamente verde". Ele fez a afirmação em conversa com jornalistas, durante a COP26, sem mencionar que, atualmente, apenas 2% do volume de crédito destinado à agropecuária é voltado diretamente para recursos do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

Financiamento e governança

(Foto: Creative Commons/Renato Gaiga)

 

Enquanto a primeira semana da Conferência do Clima (COP26) foi marcada por discussões e anúncios, agora a expectativa é que este ciclo de conversas tenha “preparado o caminho para a segunda semana”. É o que avalia, em entrevista à Globo Rural, Daniel Vargas, o coordenador do Observatório de Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que está em Glasgow acompanhando a conferência. "Não há transição climática desacompanhada de uma transição econômica", diz ele.
Source: Rural

Leave a Reply